Residência artística Gira tem inscrições abertas para artistas de BH e oferece bolsas de R$2.400

Objetivo desta edição do A_Gira WebKintal de Ideias é oferecer um espaço democrático e diverso para a reflexão e criação artística

Publicado: última atualização em

O grupo GIRA – Grupo de Investigação e Reflexão em Arte está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto para a 3ª edição do A_Gira WebKintal de Ideias. O projeto é uma residência artística voltada para estudantes egressos de escolas técnicas de teatro de BH e região metropolitana. Totalmente online, a iniciativa propõe gerar e compartilhar conhecimentos sobre arte a partir de mentorias, atividades formativas, investigação e fomento dos processos de criação. A residência é destinada a múltiplas expressões artísticas e artistas mulheres, negros, indígenas, LGBTQIA+ e demais grupos que se identificam com a proposta. Ao todo, serão selecionados cinco pesquisadores, que receberão uma bolsa de R$ 2.400,00, dividida ao longo do processo.

A formação segue os princípios do grupo Gira e é um espaço aberto, diverso e democrático, destinado a discutir, além da cultura, questões sociais que atravessam o trabalho artístico, com foco principalmente na realidade brasileira e latino-americana. Os participantes terão o auxílio de mentorias com artistas regionais e gestores do Gira. Estão confirmados: a atriz, performer e educadora Clara Fadel; o ator, diretor e pesquisador Fab Trindade; e a atriz, produtora cultural e diretora audiovisual Marina Barros. Cada artista residente trabalhará em uma pesquisa que resultará em um produto a ser apresentado no formato online. Serão aceitos vídeo-arte, vídeo-performance, foto-performance, documentário, dentre outros. As inscrições devem ser feitas pelo link: Formulário de Inscrição.

PUBLICIDADE

A coordenadora de produção do grupo Gira, Gabriela Freitas, explica suas expectativas para esta edição: “Tivemos duas edições bem-sucedidas, com projetos autênticos e inovadores. Estamos ainda mais ansiosos com os resultados dessa mentoria, que vai acontecer em três etapas: reflexão, criação e compartilhamento. Colocar essas ideias no mundo é o nosso objetivo, mas melhor ainda é ver as discussões acontecendo com pessoas dispostas a transformar a arte de forma social e política”, pontua.

O resultado da convocatória será divulgado no dia 10 de setembro de 2024, via e-mail cadastrado na inscrição. O processo de pesquisa e criação acontecerá do dia 23 de setembro de 2024 até o dia 15 de janeiro de 2025. As datas e horários dos encontros serão definidos juntamente com o grupo.

Sobre o Projeto Gira

Concebida no segundo semestre de 2020, a GIRA – Grupo de Investigação e Reflexão em Arte, inicialmente vinculado ao projeto de extensão Produção e Memória, do Teatro Universitário (UFMG) – é composta por 7 artistas multidisciplinares que desenvolvem projetos de criação artística por meio de distintas linguagens, trazendo a perspectiva de construção de discursos e narrativas contra-hegemônicas. As atividades do núcleo se desenvolvem como uma residência virtual, que visa realizar estudos, pesquisas e o compartilhamento de perspectivas a fim de potencializar  a pulsão criativa. Parte-se da concepção de que, como latino-americanos, frutos dos processos de colonização, é necessário reconhecer a memória e sua  ausência como espaços para fabulação de outros territórios, para além do que está dado como América Latina.

SERVIÇO

COMENTÁRIOS

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS