Estação de Engenheiro Corrêa

Inscrições abertas para o curso gratuito de Turismo com Perspectiva Afrocentrada 

Redação MM
Inscrições abertas para o curso gratuito de Turismo com Perspectiva Afrocentrada 
Projeto Circuito Ou(T)ro Preto oferece capacitação para Guias de Turismo, Monitores e profissionais do setor - Foto: Milena Gomes/Divulgação

As inscrições para o curso “Caminhos da Ancestralidade: Educação Patrimonial e Turismo com Perspectiva Afrocentrada”, formação gratuita que integra o Circuito Ou(T)ro Preto — iniciativa inédita que articula cultura, memória e qualificação profissional no território histórico de Ouro Preto (MG), podem ser feitas até o dia 20 de junho.

Com realização da Mina Du Veloso e da Move Cultura, o curso será ministrado presencialmente entre os dias 23 e 28 de junho, com certificação, e será conduzido por professores do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, do Rio de Janeiro, referência nacional em pedagogia afrocentrada.

Faça sua inscrição: https://encurtador.com.br/MXpnn

Destinado para guias de turismo, monitores e profissionais do setor, o curso propõe uma imersão nas contribuições africanas à história brasileira, destacando técnicas, saberes e a resistência negra em áreas como mineração, metalurgia, arte e cultura, elementos que fazem parte de Ouro Preto. A formação prepara os participantes para atuar com excelência no mercado de turismo cultural com foco afrocentrado, gerando novas oportunidades de renda e ampliando a rede de valorização da memória negra em Minas Gerais.

- PUBLICIDADE -
Ad image

As aulas vão acontecer na sede da Escola Acadêmicos de São Cristóvão (rua Professor Brito Machado, 6, Bairro Santo André), na cidade de Ouro Preto, em formato intensivo, e têm como objetivo qualificar profissionais para integrar futuramente o circuito de visitas guiadas a locais simbólicos da cidade. Dentre eles, estão a Mina Du Veloso, galeria subterrânea construída com tecnologia africana e símbolo de resistência; a Casa dos Contos, antiga fundição de ouro onde se evidencia o domínio técnico de trabalhadores africanos; e o Museu da Inconfidência, reinterpretado a partir da presença negra nas lutas por liberdade.

Foto: Milena Gomes

A formação é parte central do projeto Circuito Ou(T)ro Preto, que ao longo de 12 meses realizará visitas pedagógicas com estudantes da rede pública e promoverá uma nova leitura do patrimônio histórico local, com foco no protagonismo negro. A iniciativa integra um movimento nacional de fortalecimento do afroturismo como ferramenta de justiça cultural, inclusão e geração de renda, alinhando-se às diretrizes do Ministério da Cultura e do Ministério do Turismo para um Brasil mais plural e representativo.

Foto: Milena Gomes

Curso Caminhos da Ancestralidade: Educação Patrimonial e Turismo com Perspectiva Afrocentrada

  • Aulas: 23 a 28 de junho de 2025
  • Atividade Gratuita
  • Inscrições: 2 a 20 de junho, pelo Sympla: https://encurtador.com.br/MXpnn
  • Local: Escola Acadêmicos de São Cristóvão (Rua Professor Brito Machado, 6, Bairro Santo André) – Ouro Preto
  • Mais informações: instagram.com/minaduveloso

Fonte: Felipe Pedrosa/Vapor Comunicação

Compartilhar essa notícia
Perfil publicador de releases e guest posts, sem autoria própria. Consulte a fonte ao final das matérias/artigos.