O Festival Os Sons do Brasil é um evento cultural dedicado à valorização da música brasileira em suas múltiplas formas, ritmos e influências. Mais que uma série de apresentações, o festival se propõe a criar um espaço de troca artística, onde tradições e experimentações se encontram. Com inspiração na pluralidade sonora do país, a programação contempla desde expressões populares e afro-brasileiras até produções contemporâneas, reunindo artistas consagrados e novos talentos.
Em 2025, o palco escolhido mais uma vez é Ouro Preto, cidade histórica que receberá o público em diferentes pontos, com destaque para o Museu Boulieu. A programação começa na sexta-feira, 29 de agosto, com DJ Pátrida, Big Band do Cefart e a cantora Sandra Sá.
No sábado, 30, a cidade ganha cor e movimento com um cortejo a partir das 15h, reunindo Estúdio ID Investiga Dança, Pandeirosas, Trupe FincaPé, Guarda de Moçambique, Fanfarra Juventina Drumond, grupo Pernas de Pau e a Bateria de Escola de Samba. À noite, o Museu Boulieu recebe DJ Pátrida, o grupo Jazz das Minas, Azymuth com participação de Sabrina Malheiros e Carlos Dafé.
O domingo, 31, encerra o festival a partir das 15h com DigitalDubs e Russo Passapusso & Ministereo Público SoundSystem. Os ingressos estão disponíveis online, pelo site sonsdobrasil.com.br.
Museu Boulieu: cenário do encontro cultural
Inaugurado em 2012, o Museu Boulieu integra o patrimônio cultural de Ouro Preto com um acervo de mais de 1.200 obras de arte e objetos decorativos, resultado da coleção do casal francês Michel e Geneviève Boulieu. Localizado no centro histórico, o espaço combina a preservação da memória artística com a promoção de eventos culturais, servindo de palco para apresentações, mostras e atividades educativas. No Festival Os Sons do Brasil, o museu atua como um ponto de convergência, onde música e patrimônio histórico se encontram.
Programação completa
Museu Boulieu – Ouro Preto
29 de agosto
sexta | a partir das 19h30
- DJ Pátrida
- Big Band do Cefart
- Sandra Sá
Ouro Preto
30 de agosto | sábado
a partir das 15h
- Cortejo: Estúdio ID Investiga Dança, Pandeirosas, Trupe FincaPé, Guarda de Moçambique, Fanfarra Juventina Drumond, grupo Pernas de Pau e Bateria de Escola de Samba
Museu Boulieu – Ouro Preto
a partir das 18h30
- DJ Pátrida
- Jazz das Minas
- Azymuth convida Sabrina Malheiros
- Carlos Dafé
31 de agosto
Domingo | a partir das 15h
- DigitalDubs
- Russo Passapusso & Ministereo Público SoundSystem