PUBLICIDADE
Ad 11

São Gonçalo do Rio Abaixo recebe a 2ª Semana do Produtor Rural

A 2ª edição da Semana do Produtor Rural de São Gonçalo do Rio Abaixo, realizada de 12 a 18 de agosto, está repleta de atrações voltadas para o mundo do agronegócio.

A programação contempla uma série de novidades importantes para os produtores rurais, tais como, o lançamento do Programa de Embriões Campo Fértil + Leite, palestra Pró-Genética (ABCZ), feira de touros e muito mais.

As atividades ocorrem em localidades rurais e no Parque de Exposições Edirlei Márcio Moreira Lacerda.

Todos os eventos são gratuitos e as palestras ‘Cultivo Convencional e Orgânico’ e ‘Pomares Caseiros’ abrem a programação na segunda-feira (12), respectivamente às, 17h30, e às 18h30, na Escola Municipal do Una.

As mesmas palestras percorrem as comunidades de São José (dia 13), Bamba (dia 14) e Pacas (dia 15), onde também ocorre a palestra Pró-genética, ministrada por profissional da ABCZ.

Na sexta-feira (16), às 19h, ocorre o lançamento do Programa de Embriões Campo Fértil + Leite, que consiste na doação de embriões aos produtores de leite inseridos no Projeto Campo Fértil.

Os embriões são de prenhas da raça Girolando e a doação contempla toda a prestação de serviços de implantação e acompanhamento do gado até o nascimento.

Os benefícios do Programa Campo Fértil + Leite são destacados pelo prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho. “No futuro serão vacas acima de 30 quilos de leite/dia, que resultará num ganho muito grande a todos os produtores visto que será um gado geneticamente melhorado e que vai acarretar no melhoramento da lucratividade dos pequenos produtores rurais de São Gonçalo”, observa o prefeito.

Ainda na sexta, das 8h às 17h, ocorre a 3ª Feira de Touros Pró-Genética.

Oportunidade de bons negócios para quem investe em produtividade e genética.

Serão comercializados touros PO (Puro de Origem) com Registro Genealógico Definitivo (RGD) inspecionado pela ABCZ, com idade máxima de 42 meses.

PUBLICIDADE
Ad 14

Na manhã de sábado (17), a partir das 9h, serão realizadas palestras sobre Fruticultura, Cultivo de Orquídeas, Produção de Silagem e Criação de Galinha Caipira.   Cursos Para capacitar a população, entre os dias 12 a 16 de agosto, serão também ofertados os cursos de Embutidos e Defumados, Cerca de Arame Liso e Farpado, Cuidador de Idoso e Casqueamento e Ferrageamento de Equinos, todos ministrados, de 8h as 17h, por profissionais do Senar.

Nos dias 13 e 14, em parceria com o Sebrae, será realizado, durante toda o dia, o curso Empreender no Campo.

As inscrições para os cursos podem ser efetuadas na Secretaria Municipal de Agricultura.

Informações pelo telefone 31 3820-1905.   Entretenimento  Diversão, lazer e entretenimento para as famílias também estão garantidos na Semana do Produtor.

Sábado (17) e domingo (18) tem Mini Fazenda Interativa Reino Encantado, exposição e comercialização de orquídeas, apresentação de cachorros BorderCollie, passeio a cavalo para crianças e várias outras atividades.

A programação de domingo começa com Santa Missa do Produtor Rural, às 9h, seguida de café da manhã.

No mesmo dia, ocorre o Torneio de Pássaros que no ano passado contou com a presença de criadores de aves de várias cidades da região.

A Semana do Produtor Rural tem o patrocínio do Sicoob Credimepi, ViaVerde, Wolf Seeds, Pastobras, Doce Famoso e Prussia Bier.

O evento visa fortalecer o agronegócio local, promover visibilidade aos produtores rurais, além de potencializar a abertura de novos canais de comercialização.   SEMANA DO PRODUTOR RURAL – 12 a 18/08/2019  Programação  Dia 12 de agosto (segunda) – Escola Municipal do Una 17h30 – Palestra Horta: Cultivo Convencional e Orgânico Extensionista Agropecuário – Emater/MG 18h30 – Palestra Pomares Caseiros Cléber Martins e Bruno Alves – Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura   Dia 13 de agosto (terça) – Escola Municipal de São José 17h30 – Palestra Horta: Cultivo Convencional e Orgânico Extensionista Agropecuário – Emater/MG 18h30 – Palestra Pomares Caseiros Cléber Martins e Bruno Alves – Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura   Dia 14 de agosto (quarta) – Escola Municipal do Bamba 17h30 – Palestra Horta: Cultivo Convencional e Orgânico Extensionista Agropecuário – Emater/MG 18h30 – Palestra Pomares Caseiros Cléber Martins e Bruno Alves – Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura   Dia 15 de agosto (quinta) – Escola Municipal de Pacas 17h30 – Palestra Horta: Cultivo Convencional e Orgânico Extensionista Agropecuário – Emater/MG 18h30 – Palestra Pomares Caseiros Cléber Martins e Bruno Alves – Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura 19h – Palestra Pró-genética (ABCZ)   Dia 16 de agosto (sexta) – Parque de Exposições 18h – Palestra Conservação de Solos ‘Barraginha’ Roberto V.

Ferreira de Carvalho – Técnico em Agropecuária e Consultor em Desenvolvimento Regional 19h – Lançamento do Programa de Embriões Campo Fértil + Leite  Atividade Paralela – 8h as 17h – Pró-genética: Feira de Touros   Dia 17 de agosto (sábado) – Parque de Exposições 9h – Sala 1 –  Palestra Fruticultura Mateus Gonzatto – Engenheiro Agrônomo, Doutor em Fitotecnia, Professor de Ecofisiologiade Citros e Mangueira (UFV) 9h – Sala 2 – Palestra Cultivo de Orquídeas Vinícius Valadares Moura – Engenheiro Agrônomo e Florestal, Mestre em Produção Vegetal 10h30 – Sala 1 – Palestra Produção de Silagem Gabriel Lara – Engenheiro Agrônomo da ViaVerde 10h30 – Sala 2 – Palestra Criação de Galinha Extensionista Agropecuário – Emater/MG   Atividades Paralelas – A partir das 9h ·      Mini Fazenda Interativa Reino Encantado ·      Balcão Sebrae ·      Exposição e comercialização de Orquídeas ·      Viveiro Credenciado de Mudas ·      Feira da Agricultura Familiar ·      Maquete do Agronegócio de São Gonçalo ·      Canteiros e oficina de Forrageiras ·      Apresentação de cachorros BorderCollie ·      Passeio a cavalo para crianças     Dia 18 de agosto (domingo) – Parque de Exposições 9h – Missa do Produtor Rural Após a missa – Café do Produtor Rural 11h30 – Almoço com música ao vivo com o cantor são-gonçalense Tupete   Atividades Paralelas – A partir das 10h ·      Mini Fazenda Interativa Reino Encantado ·      Balcão Sebrae ·      Torneio de Pássaros ·      Exposição e comercialização de Orquídeas ·      Viveiro Credenciado de Mudas ·      Feira da Agricultura Familiar ·      Maquete do Agronegócio de São Gonçalo ·      Canteiros e oficina de Forrageiras ·      Apresentação de cachorros BorderCollie ·      Passeio a cavalo para crianças     ·      Rua de Lazer   Cursos 12 a 16 de agosto (segunda a sexta) 8h as 17h – Curso Embutidos e Defumados (Senar) – Local: Apae 8h as 17h – Curso Cerca de Arame Liso e Farpado (Senar) – Local: Parque de Exposições 8h as 17h – Curso Cuidador de Idoso (Senar) – Local: Parque de Exposições 8h as 17h – Curso Casqueamento e Ferrageamento de Equinos (Senar) – Local: Parque de Exposições   13 e 14 de agosto (terça e quarta) 8h as 11h e 13h as 16h – Curso Empreender no Campo (Sebrae) – Local: Parque de Exposições   Inscrições para os cursos do Senar e do Sebrae podem ser efetuadas na Secretaria Municipal de Agricultura: 31 3820-1905