A cidade estagnou no tempo, não sei mais do que chamar essa terra berço da Conjuração Mineira cujo lugar conviveram diversas pessoas inspiradoras e importantes para a história desse país.
Vila que por muitos anos teve o sentimento de Liberdade como motivação corrente nas veias daqueles que acreditavam existir luz nos mais recônditos locais dessas minas e ladeiras estreitas.
No passado Vila Rica e no presente Ouro Preto?
Na Vila Rica, o que hoje denominamos cidade evoluía a cada dia, pois os escravos, seres importantíssimos na história principalmente das cidades que têm enorme potencial turístico, nos deixaram para usufruirmos as belas Igrejas; belos casarões como a Casa dos Contos, o Museu da Inconfidência, o antigo Palácio dos Governadores, dentre vários outros atrativos turísticos, que hoje “enriquece” não por si só, mas neste caso pelo turismo, donos de hotéis e restaurantes e até mesmo – caso soubessem investir no que de melhor temos para oferecer – por menor que seja este índice na arrecadação, o poder público.
A cidade que já foi capital do estado de Minas Gerais hoje se encontra largada, jogada, abandonada por aqueles que se dizem políticos representantes do povo, sendo que as verdadeiras atrações – fama do município – foram conquistadas quando ainda éramos Vila.
Em qual Ouro Preto você vive?
Na Ouro Preto dos turistas ou na Ouro Preto da ampla maioria dos ouro-pretanos?
Se a sua resposta for Ouro Preto dos turistas, te convido a conhecer a outra – aquela onde as ruas são esburacadas (ou de terra); moradores da periferia – grande parte – estão o tempo inteiro em situação de risco; esgoto corre por trás das casas e escolas; moradores esquentam água para tomar banho e usam fossas para defecar ou urinar; um dos mais importantes rios da história do Brasil – Rio das Velhas, Velho Chico (ou seria em nossa cidade córrego das Velhas?) – a cada dia mais poluído.
E o pior, sabe aonde vai parar o esgoto das casas?
Pasmem, no Rio das Velhas!
Ouro Preto ou Vila Rica?
Reconhecida mundialmente pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade, Ouro Preto sofre com o maior mal do século – o jogo de interesse pelo poder.
Mais vale estar (no poder) ou ter (status) do que ser(de boa índole, de bom caráter, de princípios).
Enquanto o poder e o dinheiro valerem mais do que o bem estar de nosso povo, a cidade estará corrompida, impedida de evoluir como acontecia na época em que Ouro Preto era Vila Rica.
Na história, Vila Rica, – pelo contexto se trata do antigo, do pequeno (vila) – mas evoluía.
No presente, Ouro Preto, – pelo contexto se trata do novo, do grande (cidade) – mas se encontra estagnada no tempo.
Estranho?
Confuso!
SAIBA MAIS:
Com SAÚDE não se brinca!
Qual a saída?
Ouro-pretanos, sejamos participativos.
Merecemos mais!
A soberania deveria ser do povo!