Após um breve período de descanso das atividades escolares, estou de volta a rotina.
Espero que todos tenham recarregado as baterias e estejam prontos para encarar os desafios até dezembro próximo.
Os dias, semanas e meses estão voando, jájá estaremos comemorando o Natal.
Já pararam para pensar se houvesse um aplicativo em que daí dessa cadeira no serviço ou daí da sua casa ou daí da rua onde se encontra você se deparasse com um problema de responsabilidade do município, pudesse tirar uma foto e encaminhá-la com algumas observações diretamente para a prefeitura?
Não seria uma mão na roda para, inclusive, facilitar o serviço dos governantes?
Porquê não?
Poderia ser também, uma das melhores formas de aproximar a população dos políticos, tendo em vista que hoje em dia todas as pessoas estão conectadas a internet com os smartphones na mão.
Porém, para que isso seja feito, precisa-se de uma equipe eficiente que será responsável por receber as notificações feitas pelos cidadãos, dando encaminhamento imediato aos setores responsáveis para que de fato solucionem os diversos problemas que aparecerão.
Além do mais, em Ouro Preto, basta entrar no site da Câmara Municipal e procurar pelo seu vereador, em seguida, entre na página das indicações feitas por ele e verá, salvas exceções, que grande parte das indicações encaminhadas ao executivo são para, por exemplo, tapar buracos de vias públicas; podas de árvores; construção de escadas; construção de redes de esgoto; construção de lombadas; troca de lâmpadas; resolver problemas da coleta de lixo e vários outros pedidos que podem ser feitos pela própria comunidade por meio de um aplicativo a ser desenvolvido e administrado tanto por vereadores que vão encaminhar os pedidos para os setores responsáveis, quanto pela própria prefeitura, se é que estão procurando maior aproximação com os moradores dos distritos, zonas rurais e da própria sede.
Há muito a prefeitura de Ouro Preto vem passando dificuldade com as diversas oscilações na arrecadação devido à crise (instabilidade) política e o não retorno da Samarco.
Com a criação desse aplicativo o prefeito municipal terá uma saída para repensar a criação, conforme divulgado em seu plano de governo, da Prefeitura Itinerante; economizará recursos públicos que podem ser investidos, por exemplo, na saúde e na educação (que passam por maus momentos); contribuirá com o meio ambiente gastando menos papel e menos poluentes, além, claro, de estar investindo no que mais se utiliza atualmente, na tecnologia. Gabriel Rodrigues – Coluna Mancebo Vanguardista