PUBLICIDADE
Ad 11

Janeiro Branco: quem ama cuida da mente

A campanha Janeiro Branco foi criada pelos profissionais da área da saúde mental para conscientizar as pessoas sobre o que significa a saúde mental.

O movimento nasceu em 2014 na cidade mineira de Uberlândia e já ganhou força internacional, sendo promovido também em outros países como Estados Unidos, Japão e Portugal.

A inspiração para a criação da campanha veio do movimento “Outubro Rosa”.

De acordo com o site “Janeiro Branco”, a “Saúde Mental”, em uma visão transdisciplinar, humanista e moderna, engloba tanto a ausência de transtornos mentais (ou doenças mentais) como, por exemplo, a Depressão, a Ansiedade Generalizada, a Esquizofrenia ou a Bipolaridade, como, também, a capacidade de o indivíduo reagir, equilibrada e adequadamente, às circunstâncias, condições e vicissitudes da vida, como, por exemplo, a pressão no trabalho, os desencontros amorosos, as cobranças da sociedade, as oportunidades da infância, as responsabilidades da vida adulta, as questões da senilidade etc.

Segundo a ONU (Organizações das Nações Unidas), cerca de 20% dos adolescentes em todo o mundo sofrem de transtornos de saúde mental; 15% dos jovens em países de baixa e média renda já consideraram suicídio. “Muitas crianças e jovens, ricos e pobres, nos quatro cantos do mundo, estão passando por problemas de saúde mental.”, disse Henrietta Fore, diretora executiva do Unicef, conferência sobre saúde mental realizada em novembro na Florença, Itália.

PUBLICIDADE
Ad 14

Portanto, é importante a conscientização sobre a importância de olhar para a saúde mental, não só em janeiro, mas como em todos os outros meses do ano, porque a saúde mental inclui nosso bem-estar emocional, psicológico e social, afetando como pensamos, sentimos e agimos.

A saúde mental é importante em todas as fases da vida, desde a infância e a adolescência até a idade adulta.

Janeiro Branco: quem ama cuida da mente.

Leia também – Janeiro Branco: A primeira resolução a cumprir é cuidar de si mesmo