A Copa do Brasil. além de ser hoje a competição que mais retorno financeiro traz aos nossos clubes, passou a ser também, desde que passou a contar com a presença dos times que disputam a libertadores, muito mais atrativa que o Brasileirão.
O futebol é um esporte movido por adrenalina e sentimentos como: emoção, frustração, euforia, ansiedade e etc. Os torneios “mata – mata”, formato da Copa do Brasil, carregam tudo isso em si; emoção é a essência do mata-mata. Tudo é decidido em dois jogos, ida e volta. O resultado é imediato: vitória, classificação e euforia ou derrota, eliminação e frustração.
No mata-mata você tem a chance de vencendo o seu rival, que já é um motivo de festa tremendo, mesmo que seja em jogo amistoso, vê-lo se despedir da competição. Isso promove zoeira, discussão em mesas de bares, em escolas e ambientes de trabalho, aumenta a rivalidade, vira registro histórico… O torcedor vive disso.
Todos os jogos, nestes torneios, ganham uma tonalidade especial, se é jogo entre grandes as atenções, se voltam para ele com a expectativa de que seja um jogão, se é entre um grande e um pequeno, a expectativa é que o pequeno supere o grande causando assim a chamada “zebra”, que entra pra história e que todos adoram (exceto o torcedor do grande que perdeu).
Quando não se resolve as coisas no tempo regulamentar, o mata-mata ainda nos proporciona a disputa de penalidades, que “acaba” com o coração de qualquer um e é a melhor coisa de se assistir (se nosso time não estiver envolvido é claro).
O mata-mata forma heróis e vilões com grande facilidade, muitas vezes o mesmo personagem assume os dois papeis.
Nesta semana tivemos a exemplificação do que relato acima: time eliminando o rival, jogos disputados até o último minuto, disputa por pênaltis, polêmicas, nervos a flor da pele, favoritos sendo eliminados e muita, muita, emoção.
Talvez por isso gostemos tanto da Copa do Brasil, pois pode faltar tática e até técnica nos jogos, e isto é ate normal por aqui, mas jamais faltará emoção.
Que venham as semis com muito mais emoção!