O prefeito de Ouro Preto e escritor Angelo Oswaldo lança no dia 18 de agosto, às 19h, o livro Geraes: Arte Barroca em Minas, publicado pela editora Relicário. A obra reúne, pela primeira vez, 17 ensaios produzidos ao longo de quatro décadas sobre a história e a preservação do barroco mineiro.
O evento, na sede da Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte, será aberto ao público, com entrada gratuita, e contará com a presença do escritor e crítico Silviano Santiago, responsável pelo texto de apresentação, e mediação do jornalista João Pombo Barile.
Um percurso pela arte barroca de Minas
Dividido em duas partes — Arte barroca brasileira e As bulas e as fábulas: preservação e inspiração —, o livro apresenta textos inéditos e artigos anteriormente publicados em catálogos de exposições e eventos culturais. Entre os temas, destacam-se análises sobre obras de Aleijadinho, a influência africana na arte sacra mineira, práticas de devoção popular e reflexões sobre a preservação do patrimônio histórico.
Angelo Oswaldo combina análise histórica com descrições plásticas e um olhar que conecta o passado ao presente. Em trechos, assume um tom poético, como ao descrever o cenário de Congonhas:
“(…) a malha urbana refaz a paisagem de montanhas contorcidas, rasgando o azul profundo que suspende no ar a terra de Minas.”
Observando traços de religiosidade popular, influências estéticas no contexto da arte sacra, e a originalidade dos artistas nacionais, a obra mapeia o processo de formação cultural da sociedade colonial, analisa o peso da obra de Aleijadinho e sublinha os atravessamentos da matriz cristã europeia, dedicando especial atenção à contribuição da cultura africana. Entre os textos sobre a recepção do barroco no século XX, o autor recupera a aventura política da preservação e projeta a força da arte através do tempo, guiando o leitor do calor dos debates modernistas ao desafio de repertórios contemporâneos. Arte visual por excelência, o livro retrata o barroco com iconografia cuidadosamente selecionada e acrescenta a inspiradora reflexão do escritor e crítico de arte Silviano Santiago, que assina a apresentação.
Trajetória do autor
Angelo Oswaldo de Araújo Santos nasceu em Belo Horizonte em 1947. É jornalista, curador e gestor público, formado em Direito pela UFMG e com especialização no Instituto Francês de Imprensa, em Paris. Atuou como crítico literário, editor e consultor de instituições culturais no Brasil e no exterior.
Foi responsável por exposições que projetaram o barroco brasileiro no cenário internacional, como Brasil Barroco: Entre o Céu e a Terra (Petit Palais, Paris, 1999-2000) e Oratórios Brasileiros (Turim, 2001). Na política, exerceu mandatos como prefeito de Ouro Preto e presidiu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). É membro da Academia Mineira de Letras e detentor de condecorações da França, Portugal e Espanha.
Participantes do lançamento
-
Silviano Santiago – escritor e crítico literário, autor de obras como O cosmopolitismo do pobre e Genealogia da ferocidade. Professor emérito da Universidade Federal Fluminense, é referência no pensamento literário brasileiro contemporâneo.
-
João Pombo Barile – jornalista e filósofo, atua como redator do Suplemento Literário de Minas Gerais e é diretor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura.
Serviço
Lançamento do livro e sessão de autógrafos
Obra: Geraes: Arte Barroca em Minas (Relicário, 2025)
Autor: Angelo Oswaldo
Data: 18 de agosto, segunda-feira, às 19h
Local: Academia Mineira de Letras – Rua da Bahia, 1466 – Lourdes, Belo Horizonte
Entrada: gratuita
Fonte: Assessoria de Comunicação da Academia Mineira de Letras
Comentários do post