No próximo sábado (9), o Parque Natural Municipal das Andorinhas será o cenário da primeira edição do projeto “Arte e Cultura no Parque das Andorinhas”. O evento traz uma rica programação com direito a apresentações de música, teatro e atividades de lazer para todas as idades.
A iniciativa da Prefeitura de Ouro Preto e da Fundação Gorceix, com produção da Holofote Cultural e patrocínio da Samarco, visa atrair ainda mais visitantes e frequentadores para o local. O Parque das Andorinhas abriga a principal nascente do Rio das Velhas, além de ser o berço de um grande acervo de espécies da fauna e da flora local.
O parque é um lugar de contemplação e contato com a natureza. Também oferece atrativos variados como mirantes, quadras esportivas, pedras para escalada, cachoeiras, churrasqueiras e para os que buscam momentos de tranquilidade, belíssimas paisagens e três piscinas naturais para banho.
As famosas cachoeiras do Parque das Andorinhas
Das três quedas d’ água mais visitadas do parque, a Cachoeira das Andorinhas é a que conquista mais admiradores. Com incríveis 10 metros de altura, ela está localizada no interior de uma estrutura natural rochosa que se assemelha a uma gruta. Seu nome é referência às andorinhas que, no período do verão e da primavera, ao se reproduzirem, costumam buscar abrigo no local e constroem seus ninhos ao redor das rochas e da mata que o cerca. A estimativa da trilha para chegar até a cachoeira é de cerca de 10 minutos e a distância é de 550m.
Além da Cachoeira das Andorinhas, os visitantes do parque poderão se encantar com a charmosa Cachoeira dos Pelados, que é um pouco menor, com 5 metros. Já a deslumbrante Cachoeira do Véu das Noivas possui 50 metros de altura – o acesso à ela é mais difícil e leva cerca de 30 minutos. O percurso até essa cachoeira é ideal para quem tem espírito aventureiro, pois a trilha até lá é bastante íngreme e a mata é bem fechada. A distância total é de 1100m. Para quem tem coragem, a recompensa na chegada é uma vista incrível e uma beleza natural sublime, de encher os olhos!
Programação Arte e Cultura no Parque das Andorinhas
09h30 – Canto da Andorinha – Coral Vozes EnCanto
10h30 – Visita do Papai Noel, Mickey e Minnie
11h00 – Teatro das Andorinhas – Cia Lamparina – Espetáculo o que não tem nome
13h30 – Andorinha Instrumental – Barroco Jazz
14h30 – Andorinha Dançante – Banda Manguacêra
16h00 – Choro das Andorinhas – Regional da Barra convida Erika Curtiss e Silvia Gomes
Brinquedos gratuitos para as crianças:
• Futebol de sabão
• Corrida de obstáculos
• Cama elástica grande
• Cama elástica pequena
• Basquete eletrônico
• Pintura facial
• Baby kit
Circuito e caminhada:
• Circuito Andorinhas de bike saindo da sede do parque às 8h00.
• Caminhada Ecológica saindo do Bar do Baú às 8h30.
Preservação do Parque Municipal
O Plano de Manejo (PNMA) foi criado a fim de implantar medidas de cuidado, preservação e conscientização, não só para a comunidade em geral, mas entre os setores públicos, privados, turistas e membros da comunidade científica. Este plano foi traçado com a participação de especialistas em meio ambiente, órgãos responsáveis, moradores e membros da comunidade. Seu objetivo principal é proteger a biodiversidade e a geografia do Parque das Andorinhas dos danos da expansão urbana, visto que a importância da bacia do Rio das Velhas vai além de Ouro Preto e é essencial para o abastecimento de água de muitas regiões e cidades.
Fontes:
- Parque Natural Municipal das Andorinhas – Parque das Andorinhas 2021 (ouropreto.mg.gov.br)
Arte e Cultura no Parque das Andorinhas – Arte e Cultura no Parque das Andorinhas (andorinhacultural.com.br) - Holofote Cultural (@holofotecultural) • Fotos e vídeos do Instagram