As tendências inovadoras de Minas Gerais

por Redação Mais Minas

As novas tecnologias estão mudando o mundo e, no estado de Minas Gerais, assistimos a um investimento sem precedentes na integração de estruturas e conexões inovadoras. Exemplo disso seria o sinal do 5G, que já está disponível em mais 168 cidades mineiras.

As tendências inovadoras de Minas Gerais
Foto: Tianyi Ma/Unsplash

No contexto social e empresarial se assiste a um crescente interesse por atividades e soluções virtuais, que motiva novas práticas e novos apoios no contexto da tecnologia. Além dos esforços do governo de Minas Gerais, que promove a inclusão digital por via de apoios a fintechs e com incubadoras de startups, entre outras medidas, os residentes da região estão se interessando com outras formas de inovação, como aquelas que a tecnologia traz por via de websites diversos. Os cassinos online são, na atualidade, um exemplo muito pertinente, atraindo um público cada vez mais amplo ao integrarem as tecnologias e recursos mais modernos em suas plataformas e jogos. Para muitos entusiastas dos jogos de azar, a slot Fortune Rabbit permite aos mineiros um encontro com momentos virtuais onde as possibilidades e a sorte caminham juntas.

Muito além dos jogos, o incentivo à inovação e a integração das novas tecnologias na vida dos mineiros está transformando os hábitos sociais e a cultura local. Entenda como o governo de Minas atua para estimular a inovação digital e tecnológica em nosso estado.

Medidas para o desenvolvimento tecnológico em MG

O investimento em novas soluções digitais é uma realidade que Minas Gerais (MG) conhece bem. Com o foco na evolução econômica, tecnológica e social, o governo estatal vem desenvolvendo, com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, medidas que estimulam a criação e a promoção das estruturas inovadoras no estado, incluindo em empresas e universidades locais.

Os programas lançados – como o Seed MG – pretendem colocar as novas tecnologias ao serviço da população, criando ambientes que incentivem o empreendedorismo e motivando o surgimento de startups no estado. Vale a pena recordar que surgiram mais de 350 empresas desse tipo em MG desde o começo de 2023.

Baseadas na educação virtual, os projetos integrados nessas medidas passam por vários âmbitos, onde se inclui a segurança, o trabalho, o comércio e o lazer. Ferramentas inovadoras, como a Inteligência Artificial (IA), a Realidade Virtual (RV) e a IOT se incluem nesse âmbito.

Para apoiar a inovação, o governo de Minas criou um programa de financiamento – o Pró-Inovação – que fortalece, por via de apoios, a criação de novos produtos e serviços, baseados na inovação.

O resultado dos apoios na inovação em MG

Os apoios para a inovação em MG estão criando diversos fenômenos locais. Hoje, assistimos a um ambiente mais empreendedor, mais competitivo e que contribui para a expansão econômica do estado em vários níveis.

A redução do desemprego e a criação de novas possibilidades são objetivos do investimento estatal, que vem delineando mudanças efetivas nas escolhas dos brasileiros.

Universidades, empresas e trabalhadores independentes são estimulados a aproveitar esse tipo de apoios. Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, esse investimento na tecnologia, na ciência e na inovação ajuda a garantir a competitividade do mercado mineiro, atraindo investimento nacional e estrangeiro, e tendo ainda um impacto positivo na criação de empregos no melhoramento da qualidade de vida dos residentes de Minas.

Leia também: