Audiência de conciliação entre Ocupação Chico Rei e Prefeitura de Ouro Preto acontece nesta quarta

Publicado: última atualização em 0 comment

A juíza da 2⁰ Vara Cível da Comarca de Ouro Preto, Ana Paula Lobo Pereira de Freitas, marcou para quarta-feira, 3 de outubro, às 13h30, uma audiência virtual de conciliação no caso da Ocupação Chico Rei. A pauta é sobre uma área de 2,4 hectares (aproximadamente dois campos de futebol e meio), que está contida numa propriedade de 300 hectares, pertencente ao Governo de Minas Gerais, mas que foi cedida à Prefeitura de Ouro Preto em 1997, através do Termo de Cessão Não Onerosa. O terreno está localizado às margens da BR-356, entre o trevo da Jacuba e o Passa-Dez, na entrada da Cidade Patrimônio da Humanidade.

Em 2015, cerca de 50 famílias ocuparam o lugar para cobrar à Prefeitura Municipal para que trouxesse o programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, para Ouro Preto. Em 2017, sem ter a reivindicação atendida, os próprios ocupantes deram início à construção de suas casas. Ao todo, foram construídas, parcialmente, cerca de 30 moradias.

Audiência de conciliação entre Ocupação Chico Rei e Prefeitura de Ouro Preto acontece nesta quarta
Foto: Facebook / Ocupação Chico Rei

Em 2019, a Prefeitura de Ouro Preto propôs Ação Judicial requerendo a desocupação da área. A juíza Ana Paula concedeu liminar favorável à Prefeitura, determinando a desocupação de todo o terreno. A decisão atingiu vários sitiantes que ocupam aproximadamente 98% das terras há décadas.

No entanto, a juíza ordenou que as casas não fossem demolidas e que a Prefeitura de Ouro Preto pagasse o aluguel social para quem atendesse os critérios sócio-econômicos vigentes no município e que colocasse vigilantes para cuidar do imóvel.

Um dos principais argumentos da Prefeitura de Ouro Preto para convencer a Justiça a conceder a liminar, determinando a desocupação imediata do imóvel, foi o de que há um grande risco de graves danos ambientais com as residências construídas no local. Pelo outro lado, a Ocupação Chico Rei alega que, após a desocupação, foram depositados mais de 500 caminhões de terra para a construção de uma pista de motocross no terreno. Além disso, de acordo com os ocupantes, na ocupação não foi suprimida nenhuma árvore no local, uma vez que o terreno era coberto apenas por vegetação rasteira.

A Ocupação Chico Rei alega ainda que após os ocupantes desocuparem a área, a empresa Hexágono iniciou um enorme desmatamento em uma propriedade vizinha, derrubando algumas árvores para construir um condomínio fechado.

Deverão participar da audiência representantes do Governo de Minas Gerais, a Prefeitura de Ouro Preto, o Ministério Público e integrantes da Ocupação Chico Rei.

A Ocupação fez o projeto da “Vila Chico Rei”, desenvolvido pelo Setor de Arquitetura do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto de Minas Gerais (MTST), com a coordenação da Arquiteta Mairla Melo e as estagiárias Karolina Arcanjo, Isabel Zerbinato e Luísa Garcia. Veja:

Foto: Facebook / Ocupação Chico Rei

Proposta da Ocupação

Na noite dessa segunda-feira, 1º de novembro, de acordo com O Decolonial, cerca de 70 pessoas se reuniram no Centro Acadêmico da Escola de Minas (CAEM) para discutir moradia urbana e planejar como será a organização do movimento que pretende atender às famílias que não possuem casas para morar e não têm condições de arcar com alugueis em Ouro Preto.

Estiveram presentes na reunião, além das famílias sem teto e apoiadores, líderes locais do MTST-Ouro Preto e a coordenação estadual do MTST-Minas Gerais, movimento que tem participado ativamente das lutas na cidade, junto da Ocupação Chico Rei.

A proposta do MTST para moradia urbana em Ouro Preto, porém, é um pouco diferente do que propõe o programa “Minha casa, Minha vida”. A ideia é que a Prefeitura Municipal disponibilize e urbanize algum terreno próprio na cidade, levando água, esgoto, calçamento e doe pequenos lotes para as famílias cadastradas. Após a doação dos lotes urbanizados, os próprios moradores, com apoio técnico do MTST, levantariam suas casas de forma coletiva.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS