O Gabinete Militar do Governador (GMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), foi acionado e informado pela Prefeitura de Paraisópolis que a barragem de água de que abastece a cidade está em nível 3 de emergência e apresenta avarias em sua estrutura. Essas avarias precisam ser sanadas e, até lá, há a necessidade de se fazer a evacuação de 61 pessoas de suas residências.
A Defesa Civil de Minas Gerais ressaltou que se trata de uma ação preventiva, pois não houve rompimento da barragem. O órgão fiscalizador do Estado de Minas Gerais, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), realizou vistoria na estrutura, constatando a situação de risco.
Dessa forma, para cumprir com o Plano de Ação de Emergência (PAE) da barragem, elaborado pelo próprio Município, é necessário fazer a evacuação preventiva da população que está próximo da barragem pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil da cidade (Compdec) com o apoio da equipe da Cedec e demais órgãos de resposta a emergência do Estado.
Para a remoção preventiva das pessoas e dos animais das áreas de risco, a Prefeitura Municipal está mantendo diálogo com cada morador para fins de instalação e hospedagem dos afetados.
O Município, para realizar o acompanhamento da situação da barragem, foi estabelecido um gabinete de crises, do qual participam: a Prefeitura Municipal e todas suas secretarias, o GMG/Cedec, o Igam, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).