Foi anunciado na tarde de ontem, quarta-feira (17), pelo prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), a criação de um novo laboratório na capital mineira para análises de testes PCR, indicado para diagnóstico de Covid-19.
A criação do Laboratório Municipal de Biologia Molecular foi divulgada inicialmente nas redes sociais e logo depois pela Secretaria Municipal de Saúde. Em seu perfil do Twitter, Kalil afirma que o local já começará a funcionar na próxima segunda-feira (22). O laboratório próprio irá funcionar no bairro Carlos Prates, Região Noroeste de Belo Horizonte.
A Secretaria Municipal de Saúde terá um laboratório próprio para testes PCR em Belo Horizonte. Assim, aumentaremos por conta própria nossa capacidade de testes da Covid-19. Já começa a funcionar dia 22. Continuamos em guerra.
— Alexandre Kalil (@alexandrekalil) June 17, 2020
De acordo com informações da prefeitura, o laboratório recebeu doações de equipamentos e insumos de iniciativa privada, sendo possível funcionar com as doações por até seis meses. Além disso, ele deve realizar exames não só de belo-horizontinos, mas também para outros laboratórios da rede conveniada da Funed.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o laboratório terá capacidade para realizar cerca de 320 exames por dia, mas as coletas deverão continuar sendo realizadas nos hospitais e UPAs de BH. Ampliando assim, cada vez mais, sua capacidade e futuramente realizando exames para outros tipos de vírus.
Coronavírus em Belo Horizonte
Foi divulgado o Boletim Epidemiológico com as notificações do coronavírus em Belo Horizonte na tarde de quarta-feira (17). De acordo com os dados, a capital mineira tem, até o momento da divulgação da nota, 3.548 casos confirmados, 622 em acompanhamento, 2.844 recuperados e 82 óbitos.
Já os profissionais da saúde, entre os 2.259 testados, 179 foram notificados positivos, 2.151 negativos e 199 estão em investigação.