Parte do projeto “Olhares de Dandara“, o curso de fotografia básica só para mulheres acontece entre os dias 10 de outubro e 7 de dezembro, em Venda Nova, cidade administrativa de Belo Horizonte. A ação é totalmente gratuita, com a intenção de inserir mulheres, tanto adolescentes e quanto idosas, no mundo digital. O projeto é beneficiado pela Lei Municipal de Incentivo à cultura de BH/Edital Descentra 2018.
O objetivo do projeto é fazer com que a comunidade e moradoras de Dandara tenham um olhar diferente sob seu espaço, fazendo isso por meio da fotografia e da pesquisa das principais protagonistas brasileiras de luta social. Alice Guimarães, fotógrafa e idealizadora do projeto, completa: “Queremos aperfeiçoar o desenvolvimento das participantes através da transformação de seus potenciais, aptidões e competências”.
Para participar da iniciativa, não é necessário ter nenhum conhecimento prévio de fotografia. Também não precisa ter os materiais, todos eles serão oferecidos pela equipe do projeto.
As oficinas estão marcadas para acontecer às quinta e sábados, até o dia 7 de dezembro. Quem deseja participar, é só realizar a inscrição pelo e-mail [email protected], ou pessoalmente na AMargem.
Veja o cronograma:
1º aula (10/10), das 14h às 16h – Conhecer e expressar “Nossa Prosa”
2º aula (17/10), das 14h às 16h – Dinâmica – Conhecendo as Mulheres de Luta
3º aula (19/10), das 9h às 11h – Nosso Rolê pela Dandara – fotografia das paisagens sem técnicas
4º aula (26/10), das 9h às 11h – Apresentação a fotografia na história da sociedade
5º aula (2/11), das 9h às 11h – Técnica Fotografia Básica I
6º aula (9/11) – Técnica Fotografia Básica II
7º aula (16/11), das 9h às 11h – Dinâmica explorando outros suportes das artes
8º aula (23/11), das 9h às 11h – Visitação pela cidade de BH – reconhecendo as artes urbanas
9º aula (30/11), das 9h às 11h – O nosso processo criativo
10º encontro (7/12), durante todo o dia pela comunidade com música ao vivo, Djs, grafites, comidas e apresentação de circo – O festival ” O Lambe dos Olhares de Dandara”
Veja também: Especial Acordo Ortográfico #4: divisão silábica e hífen