Bloco Conspirados desfila pelas ruas de Ouro Preto comemorando seus 20 anos

Publicado: última atualização em 0 comment

Criado em 2000, em Ouro Preto, o Bloco Conspirados surgiu de uma iniciativa do Centro de Atenção psicossocial adulto, da infância e juventude, CAPSII e Capsij. Trazendo para as ruas de Ouro Preto alegria e muito brilho, o bloco é composto por usuários, familiares e profissionais da Rede Municipal de Atenção Psicossocial.

Bloco Conspirados desfila pelas ruas de Ouro Preto comemorando seus 20 anos

Crédito da foto: Divulgação

Em entrevista ao Mais Minas, Christine Vianna, Coordenadora do Capsij de Ouro Preto, conta a experiência dos 20 anos de bloco e explica quais os centros fazem parte dos desfiles atualmente, que são eles: Centro de Atenção psicossocial da infância e juventude, o Capsij, o Centro de Atenção psicossocial, CAPSII, o Centro de Atenção psicossocial de álcool e outras drogas, CAPSad e outros dispositivos da rede como o Centro de Convivência Convidativa de Cachoeira do Campo.

Além disso, “Todos são convidados a participar”, afirma a coordenadora. Desde a comunidade Ouropretana, as instituições parceiras e também os turistas que visitam a cidade durante a folia. 

Os 20 anos de Conspirados

Com 20 anos de trabalho e conquistas, assim como cita Christine, o Bloco Conspirados abre o carnaval de Ouro Preto na quinta-feira (20). O percurso com início às 16h, traz alegria e brilho para a cidade e tem seu trajeto iniciado na praça Tiradentes, passando pela rua das Flores, rua São José, Largo da alegria, rua Getúlio Vargas e termina no Largo do Rosário.

O desfile acontece como uma intervenção cultural e em anos de cortejo, a coordenadora do Capsij afirma que “é um momento especial favorável à aceitação das diferenças”, além de ter grande participação e aceitação da comunidade Ouropretana. 

Além disso, em seus 20 anos, o envolvimento da comunidade com os atendidos é de extrema importância, uma vez que traz a ideia de liberdade, descontração e alegria, assim como o lema do bloco “Libertas que será tão bom”. “O envolvimento é muito importante no processo de integração e socialização dos usuários”, explica Christine. 

“Abrimos o carnaval de Ouro Preto e tive o prazer e a alegria de desfilar todos os anos e de assim contribuir nos avanços da reforma psiquiatra e na luta antimanicomial (…) 20 anos de existência e resistência!“, finaliza a coordenadora.

A confecção de adereços do bloco

Enfeites, adereços, faixas e bonecos que enfeitam o cortejo são todos desenvolvidos pelos atendidos do CAPS. Os materiais são feitos durante as atividades desenvolvidas nas oficinas terapêuticas da saúde mental.

Leia também: Prefeitura divulga programação completa do carnaval de Ouro Preto 2020

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS