O último dia de carnaval da cidade de Ouro Preto foi de muita chuva. Mas nem isso tirou a animação dos foliões que acompanharam os tradicionais blocos de rua. Muito famosos, os Blocos do Caixão, Mesclado e Pirata, levaram milhares de pessoas a subir as ladeiras e contaram com atrações como bonecos gigantes, cortejo do caixão e shows de fogos. Além destes, o Bloco da Barra, a Bandalheira Folclórica Ouropretana (adulto) e o tradicional Zé Pereira dos Lacaios foram às ruas.
Bloco do Caixão
O Bloco do Caixão é um dos mais conhecidos de Ouro Preto e um dos que possui, além do evento fechado, no centro de eventos da UFOP, o cortejo pelas ruas da cidade. Os bonecões e o caixão, onde pessoas sobem em cima para dançar são marcas características.
Gustavo Bithencowrtt veio de Belo Horizonte para o bloco e contou a experiência.
“Estou no bloco pela segunda vez e estou amando. Muita gente bonita. É a quarta vez que venho no carnaval de Ouro Preto e a segunda no bloco do caixão. A sensação de participar é maravilhosa. Queria toda vida”, disse o folião.
Roseni Corrêa, moradora da cidade de Ouro Preto, afirmou sua preferência no carnaval.
“O Bloco do Caixão é o melhor dos melhores do carnaval de Ouro Preto. Sou nativa de Ouro Preto e venho em todos os anos”, disse.
Bloco do Mesclado
O Bloco do Mesclado botou fogo, literalmente, na chuvosa tarde ouro-pretana. Trazendo muitas pessoas no cortejo, o bloco teve um grupo de cuspidores de fogo que impressionou o público.
Igor e Matheus afirmaram que todo ano comparecem ao bloco e falaram o porquê da preferência.
“(A gente vêm) todo ano, todo ano. É o melhor bloco. É um bloco que é open bar e tal, mas é na rua, então não fica segregando a galera e por causa da tradição. Ele também mistura muito as pessoas da cidade com os estudantes, o que é muito legal também. Ele junta a galera”, disseram.
Cristiane Xavier veio do Rio de Janeiro pela primeira vez para o bloco e comparou os carnavais do Rio e de Ouro Preto.
“Hoje eu gosto mais desse tipo de carnaval de Ouro Preto. No Rio tá muito cheio, é um transtorno para você chegar até o bloco, um transtorno para voltar para casa. E aqui tem essa coisa segura, essa alegria, esse bloquinho inocente, bacana, que dá para encontrar pessoas fantasiadas e tal. Eu estou amando”, disse.
Demais atrações
Cheio de bonecos, o Bloco do Pirata trouxe uma bateria ritmada e muitos foliões subindo as ladeiras de Ouro Preto. Os Blocos Pirata, da Barra, a Bandalheira Folclórica Ouropretana (adulto) e o Zé Pereira dos Lacaios continuaram a festa com bastante animação, juntamente com os shows nos palcos espalhados pela cidade.
Veja também: Blocos infantis e religiosos mostram diversidade do carnaval de Ouro Preto