Cerca de 4 mil mulheres vão ao estádio de futebol no Irã após 40 anos

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

A Seleção do Irã venceu o Camboja por um placar imenso de 14 a 0. Mas, apesar do número inusitado, o que mais chamou a atenção na partida não foi o resultado. Cerca de 4 mil mulheres iranianas entraram em um estádio de futebol após 40 anos sendo proibidas de frequentar eventos esportivos protagonizados por homens. Isso porque, desde a Revolução Iraniana acontecida em 1979, as autoridades locais reprimiram a ação de pessoas do sexo feminino nos estádios. A ideia na época era afastar as influências ocidentais no Irã.

De acordo com a agência oficial de notícias do Irã, o Irna, o jogo de ontem contou com um público de 6 mil pessoas, sendo 4 mil mulheres.

A partida foi válida pelas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. O governo iraniano cedeu a liberação após a FIFA ameaçar suspensão do país no torneio pelas restrições nos estádios.

O sorriso e a felicidade de estarem ali era facilmente visto. Era um grande momento para aquelas mulheres que não podiam frequentar estádios desde 1979. O grupo de torcedoras foi colocado em uma área separada do restante e protegido por policiais do sexo feminino.

Ainda no mês passado, a FIFA havia requerido que o país Irã concedesse permissão às mulheres terem acesso aos estádios sem restrições ou quantidades determinadas. Esta foi uma ação determinante após a morte trágica de Sahar Khodayari, que ateou fogo em seu próprio corpo em frente ao tribunal por medo de ser presa ao tentar assistir uma partida de futebol.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS