Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e siga-nos no Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
Uma chuva, acompanhada por fortes ventos e granizo, causou destruição e prejuízos em Mariana, na região Central do estado. Telhados foram arrancados e árvores e postes caíram, destruindo a fiação e calçadas. A tempestade começou às 19h e durou cerca de 20 minutos.
A réporter do Mais Minas, Kinderlly Brandão, está na cidade e afirma que Mariana tem alguns pontos alagados e se encontra sem luz desde o momento da chuva. Segundo ela as pessoas foram para casa utilizando as lanternas dos celulares e faróis dos carros.
A Cemig informou que a previsão é que o fornecimento de luz volte a funcionar normalmente, para toda a cidade, somente às 17h de hoje (21).
Moradores afirmaram que a chuva trouxe consigo grande quantidade de granizo. As pedras de gelo quebraram janelas das casas e estabelecimentos. As aulas foram canceladas. Os prédios da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) que ficam na cidade foram bastante danificados, com quedas de árvores, postes e fiação. Os alunos foram liberados das aulas.
A Praça Minas Gerais, maior porto turístico da cidade, se encontra parcialmente fechada, por obras na igreja de São Francisco de Assis. A estrutura armada na praça se soltou com a força do vento e atingiu uma casa próxima. Foram arremessadas algumas telhas e uma caixa d’água de 2500 litros para dentro da residência. Ninguém se feriu.

A tempestade jogou telhas e uma caixa d’água dentro de uma casa, na Praça Minas Gerais – Crédito da foto: Rômulo Giacomin Soares/Mais Minas
No bairro Santana, caiu parte do muro de uma casa. Uma moradora contou que uma árvore da residência de sua vizinha foi parar em seu quintal. Segundo ela a casa foi alagada e invadida por muita terra.

No bairro Santana, parte de muro de uma residência caiu – Crédito da foto: Reprodução/WhatsApp
Redes Sociais
Moradores da cidade foram para o Twitter comentar sobre as chuvas. Vejamos alguns tweets sobre o assunto:
Gente, o centro de Mariana tá o caos. A chuva derrubou telhados e folhas dos coqueiros na rua do Catete. Tem muito fio arrebentado, carro e ônibus parado, gente correndo pra lá e pra cá.
Tomem cuidado se forem passar por lá.— victoria carmel (@_mathsick) August 20, 2019
Mariana tá em situação delicada na noite desta terça-feira. Menos de 10 minutos de uma forte chuva de granizo e uma ventania foi o suficiente para derrubar árvores, telhas das casas e outdoors. Aparentemente todos os pontos da cidade sem luz.
— Rodolfo Simões (@RodolfoSimoesBh) August 20, 2019
Fotos
Atualização:
Na manhã desta quarta-feira (21), os dois campi da Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas (ICHS) e Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), localizados em Mariana, tiveram suas aulas aulas suspensas devido aos estragos causados pela forte chuva.
No ICHS, o expediente dos técnicos administrativos serão mantidos normalmente, para que se possa avaliar e controlar melhor a situação da unidade, segundo a direção.
Já no Icsa, a direção deixou a critério de cada professor sobre a situação das aulas na tarde desta quarta-feira, tendo em vista que a energia está prevista para retornar apenas às 17h. Sobre o turno da noite, a diretoria ainda não tomou nenhuma decisão, estão aguardando para ver como a situação se desenrolará ao longo do dia.
*Em atualização