Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e siga-nos no Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (27) aponta o senador Cleitinho (Republicanos) como o favorito na corrida pelo governo de Minas Gerais em 2026. Segundo o levantamento, ele aparece com 33% das intenções de voto , ficando à frente do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (Republicanos), que registra 16% . O senador Rodrigo Pacheco (PSD) surge com 8% , seguido pelo vice-governador Mateus Simões (Novo), que tem 4% .
O estudo foi realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro e reuniu 1.482 participantes mineiros . A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança do levantamento é de 95% .
Cenário eleitoral começa a tomar forma
A corrida para o Palácio Tiradentes começa a ganhar contornos com a divulgação das primeiras pesquisas de intenção de voto. A vantagem de Cleitinho reflete sua popularidade crescente desde que assumiu o Senado em 2023. O parlamentar tem uma forte presença nas redes sociais e adota um discurso alinhado ao eleitorado conservador, o que pode ter impulsionado seu desempenho inicial na pesquisa.
Por outro lado, Alexandre Kalil, que concorreu ao governo de Minas em 2022 contra Romeu Zema, aparece com 16%, percentual especial diante do recall eleitoral da última disputa. Já Rodrigo Pacheco, que presidiu o Senado Federal até o início deste ano, marca 8%, sem apresentar, até o momento, uma forte adesão do eleitorado.
Mateus Simões, vice-governador e aliado de Romeu Zema, figura com 4%, o que demonstra um desafio para a base do atual governador em manter sua influência nas próximas eleições. O resultado indica que Simões ainda tem um longo caminho para se consolidar como uma opção competitiva na sucessão estadual.
Aprovação de Zema segue estável
Além de medir a intenção de voto para o governo de Minas, uma pesquisa também avaliou a popularidade do governador Romeu Zema (Novo) . Segundo o levantamento, 62% dos mineiros aprovam sua gestão , enquanto 30% reprovam . Os números se apoiam em relação às pesquisas anteriores, com 64% de aprovação em dezembro de 2024 e 62% em abril do mesmo ano .
Os índices mostram que Zema segue com boa acessibilidade no estado, o que pode ser um fator determinante no rumo da eleição de 2026. Apesar disso, uma pesquisa indica que seu vice, Mateus Simões, ainda não conseguiu converter esse apoio em intenção de voto significativo.
Zema tem apostado na continuidade de seu governo, focado em ajuste fiscal e atração de investimentos. Sua alta aprovação pode fazer com que ele tenha papel importante no apoio a um eventual candidato governamental na disputa pelo Palácio Tiradentes. No entanto, ainda não é claro se o governador pretende atuar diretamente na campanha de algum nome específico ou se manterá uma postura de neutralidade.