Menu

Inmet emite alerta de chuvas intensas para quase todo o estado de Minas

Previsão é de chuvas entre 30 e 60mm/h ou entre 50 a 100mm/dia, com ventos intensos que podem variar de 60 a 100km/h.
29/12/2021 às 11:55
Tempo de leitura
2 min
Catas Altas - Foto: Peterson Bruschi
Catas Altas - Foto: Peterson Bruschi

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para possíveis chuvas intensas para praticamente toda Minas Gerais, abrangendo 744 cidades do estado, dentre elas os municípios de Itabirito, Mariana e Ouro Preto, e também Belo Horizonte e toda Região Metropolitana. O alerta, válido até às 11h de quinta-feira (30), só não abarca algumas poucas cidades do norte, sul, sudoeste e nordeste do estado, conforme pode ser observado na imagem a seguir:

Fonte: INMET

Além de Minas, o alerta também é válido para 100% dos estados do Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins, e boa parte do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Maranhão, entre outros.

A previsão é de chuvas entre 30 e 60mm/h ou entre 50 a 100mm/dia, com ventos intensos que podem variar de 60 a 100km/h. O Instituto alerta que há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. 

Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores e nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, por conta do risco de queda e de descargas elétricas.  “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, avisa o comunicado. 

Veja aqui a lista completa de cidades afetadas.

Previsão do tempo para Mariana e Ouro Preto

A previsão do tempo indica que Mariana e Ouro Preto sofrerão com mais de 100 mm acumulados até o dia 02 de janeiro de 2022, sendo que o acumulado de chuva previsto para os próximos 15 dias ultrapassa os 270 mm. O maior volume de chuva está previsto para o dia 31, quando pode-se ter uma chuva, ou acumulado do dia, de 30 mm.

Os moradores que ocupam áreas de risco a ficarem atentos aos sinais de risco devido às chuvas tais como: trincas nas paredes das casas, muitas árvores inclinadas, água surgindo fora ou dentro de casa, trincas no terreno ou ao redor das casas, portas e janelas com dificuldades de se fecharem, etc.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 06:00