A base salva! O cruzeirense que foi ao Mineirão na noite de ontem (22) saiu feliz e esperançoso, apesar da forte chuva que castigou Belo Horizonte na hora do jogo. O Cruzeiro contou com a presença de dez jogadores formados no clube para vencer o Boa Esporte, por 2 a 0. Os gols do jogo foram marcados por Thiago e Welinton, um em cada tempo.
Para a partida, Adilson Batista escalou somente quatro jogadores que não foram formados no Cruzeiro: o goleiro Fábio, o lateral Edílson, o zagueiro Léo e o meia Rodriguinho. Fora isso os sete titulares e os três atletas que entraram no decorrer do jogo saíram da base.
Gols
O primeiro gol do Cruzeiro saiu aos 18 do primeiro tempo. O meia Maurício cruzou da esquerda e achou Thiago, de apenas 18 anos e que fazia sua estreia no profissional celeste. O atacante de 20 anos subiu alto e testou para o fundo das redes para abrir o placar.

O campo pesado por causa da chuva e a condição física, alguns jogadores acabaram de disputar a “Copinha” e outros acabavam de sair da pré-temporada, acabaram prejudicando o espetáculo e mesmo dominando a partida, o Cruzeiro só conseguiu ampliar aos 41 da segunda etapa. E o gol saiu num contra ataque de manual.
O jovem Welinton, de apenas 20 anos, cortou um cruzamento do Boa e a bola sobrou para Maurício, que lançou Judivan. O camisa 17 celeste então deu belo passe para o mesmo Welinton que havia cortado a bola na sua grande área e que em poucos segundos já estava no campo de ataque. O camisa 21 recebeu, carregou em velocidade e bateu por baixo do goleiro Renan Rocha para dar números finais ao placar da partida. Mais um estreante a marcar e 2 a 0 nos telões do Mineirão.
Welinton arrancou em velocidade e bateu no canto do goleiro! Ao comemorar, não se conteve. pic.twitter.com/iVYtOFCbog
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) January 23, 2020
Questão física
O Cruzeiro controlou todo o jogo e pouco sofreu, mas ainda assim foi possível ver que a questão física pesou durante a partida. O espetáculo prejudicado por causa do campo pesado pela chuva e a tradicional falta de ritmo após a pré-temporada já eram esperados, mas outros fatores atrapalharam a Raposa.
Um deles foi que os jogadores da base que não disputaram a “Copinha” e que não atuavam no profissional, como Rafael Santos e Adriano, sentiram a falta de ritmo. Já os que participaram da Copa SP deviam estar, agora, em seu período de férias, o que não ocorreu. Outro fator que pesou foi que, por falta de verbas, a base do Cruzeiro ficou sem participar de competições durante a última parte de 2019.
Talvez por essas questões, o Cruzeiro perdeu dois jogadores da base durante a partida. Thiago, autor do primeiro gol, sentiu e foi substituído ainda no primeiro tempo. Jadsom, que fazia grande partida, saiu na etapa final. Ambos tem somente 18 anos e jogaram a “Copinha”.

Juventude
Somente 22,4 anos. Essa foi a média de idade do time do Cruzeiro que entrou em campo na noite de ontem (22). Isso porque contava com Fábio, de 39, Edílson de 33, e Léo e Rodriguinho, de 31. Se acrescentar na conta os três jogadores que entraram durante a partida, a média cai para 22,1. Realmente muito jovem o time celeste.
Próximos desafios
O Cruzeiro volta a jogar no sábado (25), contra o Tombense, às 19h30, em tombos. Já o Boa Esporte pega o Coimbra, em Varginha, no domingo (26), às 10h.
Nos outros jogos da quarta-feira (22), o Tupynambás perdeu em casa para a Tombense, por 1 a 0. A Patrocinense bateu o Villa Nova, em Patrocínio, por 2 a 0, e o América precisou de um gol aos 49 do segundo tempo para empatar com a Caldense, no Independência.
Ficha técnica – Cruzeiro 2 x 0 Boa Esporte
Cruzeiro: Fábio; Edilson, Leo, Cacá e Rafael Santos; Jadsom (Edu, aos 12min do 2ºT) e Adriano; Maurício, Rodriguinho (Welinton, aos 37min do 2ºT) e Alexandre Jesus; Thiago (Judivan, aos 23min do 1ºT). Técnico: Adilson Batista.
Boa Esporte: Renan Rocha; Chiquinho, Wesley, Fernando Fonseca e Carlinhos; Caio César, Da Silva (Denis, aos 14min do 2ºT), Cesinha (Romário, aos 30min do 2ºT) e Gindre; Jefferson e Léo Goteira (Gledson, aos 38min do 1ºT). Técnico: Nedo Xavier.
Gols: Thiago, aos 18min do 1ºT; Welinton, aos 41min do 2ºT (Cruzeiro).
Motivo: Primeira rodada do Campeonato Mineiro
Local: Mineirão, Belo Horizonte
Data e Horário: Quarta-feira, 22 de janeiro de 2020, às 21h30
Arbitragem: Ronei Cândido Alves, auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Leonardo Henrique Pereira.
Público pagante: 7.774
Público presente: 9.945
Renda: R$ 149.718,00
Leia também: Especial Campeonato Mineiro 2020: Boa Esporte, o clube polêmico de Varginha

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.