Após a saída de Pepa, a diretoria do Cruzeiro trabalhou por algumas semanas até achar o nome certo para comandar a equipe. A ideia inicial era que o novo treinador já assumisse a área técnica na partida contra o Red Bull Bragantino, no último dia 03. Mas a procura durou mais tempo que o esperado e Fernando Seabra foi o responsável pelo boné, de forma interina, no empate em 0x0 no Mineirão.
Depois de mais um tropeço, o Cruzeiro chegou a oitava partida sem vencer e vem, aos poucos, se aproximando da parte de baixo da tabela. A partida de hoje, é decisiva para o clube que, enfrenta um time brigando contra o descenso e que encara o jogo como uma grande final, para tentar sair do Z4. Todos os ingressos da Vila Belmiro já foram vendidos e a missão de Zé Ricardo não é nada fácil.
Mudanças na equipe
Logo em sua estreia, Zé Ricardo se viu obrigado a fazer algumas mudanças na equipe. Rafael Papagaio, que vinha sendo o centroavante titular se machucou e foi cortado da lista. O camisa 40 sofreu uma lesão no ligamento colateral médio do joelho esquerdo e pode ficar de fora por um longo período. Segundo o Departamento de Saúde, o tratamento será conservador e o atleta estará sob constante monitoramento para verificar se há necessidade de um procedimento cirúrgico.
Outra mudança está na lista de relacionados: O jovem Robert, que chegou a ganhar alguns minutos com o treinador português e o volante Fernando Henrique, que chegou do Grêmio no início deste ano, ficaram de fora da relação por opção técnica.
Confira a lista completa de relacionados:
Goleiros: Rafael Cabral, Anderson e Gabriel Mesquita
Laterais: William, Palacios, Marlon e Kaiki
Zagueiros: Neris, Luciano Castán, João Marcelo e Lucas Oliveira
Meio-Campistas:Filipe Machado, Lucas Silva, Ian Luccas, Matheus Jussa, Nikão e Matheus Vital
Atacantes: Arthur Gomes, Bruno Rodrigues, Paulo Vitor, Stênio, Gilberto, Wesley
Retrospecto de Zé Ricardo em estreias
Desde que começou a treinar equipes profissionais, em 2016, o desempenho de Zé Ricardo é muito positivo. Esse cenário dá ainda mais confiança ao torcedor celeste e ao treinador em buscar mais uma vitória fora de casa pelo Brasileirão. Coincidência ou não, a última partida em que o Cruzeiro venceu foi longe de seus domínios, em São Januário, no dia 08/07, diante do Vasco.
Confira o retrospecto do novo treinador do Cruzeiro em estreias:
Flamengo em 2016: Ainda técnico interino, Zé venceu a Ponte Preta fora de Casa por 2×1.
Vasco em 2017: Pelo Vasco, em 2017, Zé Ricardo assumiu diante do Grêmio, em uma vitória por 1×0 em São Januário. Gol de Mateus Vital, hoje no Cruzeiro.
Botafogo em 2018: Contratado após a saída de Marcos Paquetá, o treinador empatou na estreia diante do Paraná Clube por 1×1 fora de casa, na Vila Capanema.
Fortaleza em 2019: Esse foi o ano de maior oscilação do treinador. Com a missão de substituir o ídolo do clube, Rogério Ceni, que havia deixado o Leão rumo à toca da Raposa, Zé assumiu no dia 12 de Agosto e estreou diante do Internacional, no dia 17, em uma derrota por 1×0 dentro do Castelão.
Internacional em 2019: No mesmo ano, o treinador assumiu o colorado em outubro e estreou com uma grande vitória fora de casa por 3×2 diante do Bahia.
Qatar SC em 2021: Após um longo período sem estar à frente de nenhuma equipe, Zé Ricardo migrou para o oriente rumo ao Qatar SC. Em apenas 7 partidas a frente do clube, estreou diante do Al-Khor pela Prince Cup, vencendo por 2×1.
Vasco em 2022: Pensando no projeto de retornar à Série A com o Vasco, o treinador assumiu o clube no início da temporada e reestreou com pé direito, vencendo o Volta Redonda por 4×2 no Raulino de Oliveira.
Shimizu S-Pulse em 2022: Após definir sua saída do Vasco, Zé teve mais uma experiência fora do país. Desta vez, no Japão. Estreou com uma vitória por 3×1 em casa, diante do Avispa Fukuoka.
Jogo decisivo em Santos
O retrospecto de Zé Ricardo ajuda. O torcedor cruzeirense espera que o treinador consiga dar fim à sequência negativa hoje, às 19h, na Vila Belmiro. Com uma vitória, o Cruzeiro se afasta da zona do rebaixamento em 8 pontos, podendo pular para a décima colocação e começar a sonhar com voos mais altos dentro da competição.