O concurso da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC) está progredindo em direção à publicação do edital. Isso significa que o documento pode ser divulgado a qualquer momento.
A comissão organizadora já foi formada e será responsável por selecionar a banca organizadora, bem como conduzir todas as etapas do processo seletivo.
Quais os requisitos das vagas?
O concurso será destinado ao cargo de Agente de Operação e Fiscalização, com a previsão de 128 vagas a serem anunciadas, conforme confirmado pelo prefeito José Sarto.
Para se candidatar, é necessário atender a alguns requisitos, tais como: ter pelo menos 18 anos de idade; estar em dia com as obrigações eleitorais; estar em dia com as obrigações relacionadas ao Serviço Militar, no caso dos candidatos do sexo masculino; ter concluído o ensino médio em uma instituição de ensino reconhecida pelo conselho estadual de educação; possuir habilitação ou permissão para dirigir veículo da categoria B, com validade determinada pelo Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN; e não ter vínculo empregatício com órgão da administração pública direta ou indireta.
Funções do cargos
- Com referência à manutenção da fluidez e da segurança no trânsito:
a) monitorar o trânsito de viaturas e motocicletas;
b) interagir em situações emergenciais;
c) remover obstáculos na via pública;
d) sinalizar obstáculos na via pública;
e) realizar desvios de tráfego quando necessário. - No tocante à fiscalização do cumprimento das leis de trânsito:
a) abordar veículos para fiscalização;
b) analisar documentação do condutor e do veículo;
c) vistoriar o estado de conservação de veículos;
d) aplicar testes de verificação de ingestão de bebidas alcoólicas;
e) fiscalizar transportes de produtos perigosos e controlados.
- Quanto à colaboração com a segurança pública:
a) promover segurança viária nas escolas e imediações;
b) proferir palestras de orientação à sociedade na área de trânsito;
c) fazer fiscalizações ostensivas em áreas determinadas (blitze);
d) deter infratores que praticam crimes de trânsito;
e) abordar condutores que estão pondo em perigo os pedestres e veículos.
Quando aconteceu o último concurso AMC?
Em 2008, ocorreu o último edital para o cargo de Agente Municipal de Operação e Fiscalização de Trânsito, com um total de 50 vagas oferecidas. O processo seletivo recebeu a inscrição de 22.257 candidatos, sendo que apenas 206 foram convocados e aprovados.
O processo seletivo consistiu em quatro etapas, nas quais os candidatos foram avaliados. Além da prova objetiva, as outras fases incluíram:
- Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
- Avaliação Física, de caráter eliminatório;
- Curso de Formação Profissional, de caráter classificatório e eliminatório
Fase prática:
- Flexão de braço: 10 repetições para candidatos do sexo masculino | 10 repetições para candidatos do sexo feminino
- Abdominal com pernas flexionadas: 25 repetições para candidatos do sexo masculino | 10 repetições para candidatos do sexo feminino
- Corrida de 180 metros: máximo de 12 minutos para candidatos do sexo masculino | máximo de 15 minutos para candidatos do sexo feminino.
Sobre o órgão
A responsabilidade pelo ordenamento do tráfego em Fortaleza é atribuição da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania. Essa entidade tem como competência a execução, controle e gestão do tráfego, bem como a promoção de iniciativas educativas voltadas para a sensibilização dos usuários das vias urbanas para uma conduta mais humanizada. Adicionalmente, a Autarquia é responsável por planejar intervenções de engenharia e coordenar a rede integrada de semáforos.
A atuação da Autarquia tem como foco a segurança dos cidadãos, sendo que essa entidade desenvolve programas que impactam diretamente na redução de acidentes.