O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, declarou na última quarta-feira, 08 de fevereiro, que o presidente Lula deseja realizar novas contratações por meio de um novo edital do concurso da Polícia Federal (PF).
Além disso, o ministro também afirmou que a posição do Ministério da Justiça é de prorrogar a validade do concurso existente. Assim, o novo edital do concurso da PF pode ser liberado a qualquer momento.
Concurso PF 2023
O atual governo está levando a sério o novo edital de concurso, mesmo que o concurso em vigor deva ter sua validade prorrogada. Dino deixou claro que não há prazos definidos, já que o novo governo está no poder há apenas um mês. Por isso, o concurso deve ter validade prorrogada até setembro de 2023.
O último concurso ofereceu 1.500 vagas com remunerações iniciais de R$12.980,50 para agente, escrivão e papiloscopista e de R$24.150,74 para delegado. As provas aconteceram em 2021.
O ministro também citou sobre o reajuste dos servidores da área da Segurança Federal. Sobre o assunto, disse: “Tenho conversado dentro do governo, enfatizando a necessidade de nós abrirmos esse diálogo com as instituições representativas das classes, e aí eu me refiro as policias da União e também a Polícia do DF. (…) esse tema está na pauta e haverá uma solução quando no ponto de vista fiscal for possível“.
Mudanças no órgão de segurança
Com a chegada de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência, a Polícia Federal (PF) pode ter um edital com dias contados. A equipe de transição já tem um cronograma para implementar as mudanças na primeira semana de 2023, de acordo com o Jornal O Globo. A nova estrutura da PF terá o foco no combate aos crimes ambientais e há especulações de que ela se transforme em algo similar ao FBI. Além disso, a necessidade de reforços também foi mencionada, o que fundamenta e fortalece a realização de um novo concurso.
Último concurso realizado
Foram 1500 vagas e o edital do concurso PF foi apresentado em 2021 para os seguintes cargos:
- Agente de polícia – 893 vagas
- Escrivão de polícia – 400 vagas;
- Papiloscopista policial federal – 84 vagas;
- Delegado de polícia – 123 vagas.
Os candidatos foram avaliados mediante as seguintes fases:
- Provas objetiva e discursiva;
- Exame de aptidão física;
- Prova oral (somente delegado);
- Avaliação médica;
- Avaliação psicológica;
- Avaliação de títulos (somente delegado);
- Prova prática de digitação (somente escrivão).
- Investigação social;
- Curso de formação.
Quando tivermos mais novidades, nós do Mais Minas vamos te manter informado. Inclusive, nós temos um editorial especializado em concursos públicos.