Em tempos de incerteza, porém, estamos ainda mais ansiosos para prever o que está por vir. Para atender a essa demanda, milhares de prognosticadores compartilham suas opiniões publicamente à medida que um ano termina e outro começa. Em retrospectiva, vemos níveis variados de sucesso na previsão do futuro.
Na verdade, os especialistas estão apenas adivinhando o que acontecerá no próximo ano. Em 2020, quase ninguém tinha pandemia na cartela de bingo. Em 2021, os NFTs voaram completamente sob o radar dos especialistas, e ninguém viu um navio porta-contêineres alojado no Canal de Suez em sua bola de cristal.
Então, por que devemos prestar atenção às previsões? Eles são, como diz Barry Ritholtz , “errados, aleatórios ou pior”?
Por um lado, essas suposições são apoiadas por conhecimento e experiência, portanto, a análise que acompanha é informativa. Talvez mais importante, porém, pessoas e empresas influentes estejam em posição de moldar o futuro com suas previsões. Em alguns casos, sentimentos e ações podem transformar uma previsão em uma profecia auto-realizável.
Independentemente disso, seja para fins de pesquisa ou puro entretenimento, analisamos centenas de relatórios, entrevistas e artigos para ver quais previsões são geralmente as mais aceitas. Onde os especialistas veem a bola se movendo no próximo ano? Nosso cartão de bingo resume o top 25 e, abaixo, vamos nos aprofundar em algumas das tendências que podem moldar 2022.
Verificação do Vibe: Qual é a Perspectiva Geral para 2022?
Com base nas centenas de previsões que analisamos, o clima geral pode ser descrito como cautelosamente otimista.
Para começar, a economia global provavelmente continuará crescendo, mas não na taxa que cresceu em 2021. Agregamos mais de 40 previsões de fontes respeitáveis, como o FMI e Goldman Sachs, para determinar as estimativas médias do PIB para o mundo e selecionar regiões:
País / Região | Estimativa do PIB mediano |
---|---|
Mundo | 4,5% |
Estados Unidos | 4,0% |
zona do euro | 4,3% |
China | 5,3% |
Em seguida, há um amplo consenso de que a política monetária começará a apertar nos próximos 12 meses.
Vários especialistas descreveram uma era de retornos de ações mais baixos e maior volatilidade. Muitos dos problemas que atormentaram 2021 foram transferidos para 2022.
A disrupção tecnológica continua a remodelar as indústrias, e as mudanças climáticas e as questões de segurança cibernética serão as principais preocupações deste ano. As tensões geopolíticas também estão esquentando, agora que os países se acostumaram aos desafios imediatos apresentados pela pandemia.
Em suma, ninguém espera que 2022 seja tranquilo.
Tendências que irão moldar 2022
Algumas das previsões acima são simples. Metas de PIB e declarações binárias explícitas não exigem muita explicação.
Abaixo estão algumas das previsões que os especialistas concordaram que valem a pena investigar com mais detalhes:
1. As tensões geopolíticas vão aumentar
Existem vários pontos de acesso em potencial em todo o mundo, mas aqui estão alguns que os especialistas estão observando em 2022.
Irã: As tensões aumentaram entre os EUA e o Irã após um ataque a uma base militar dos EUA no sul da Síria no outono de 2021. Além disso, a tensão entre o Irã e Israel tem o potencial de aumentar ainda mais em 2022, atraindo outras nações da região.
Ucrânia: Esta é uma continuação das tensões que surgiram após a anexação russa da Crimeia em 2014. A dependência da Europa do gás russo e a posição da Ucrânia como um importante centro de trânsito de gás torna esta situação uma situação que os especialistas estão observando de perto.
Taiwan: O risco de que a China faça um movimento em relação a Taiwan aumentou nas mentes dos especialistas, embora as ações possam conter “mais latido do que mordida”.
2. Início rochoso da China para 2022
No início de 2021, muitas das previsões em torno da China eram amplamente otimistas, pois o país havia entrado em uma fase de recuperação mais cedo do que o resto do mundo.
Avanço rápido para 2022, e as previsões são o oposto, pois a China enfrenta desafios em várias frentes. Para começar, há pessimismo em torno da estratégia de zero COVID da China, que ainda hoje vê cidades inteiras sob ordens estritas de bloqueio. Essa estratégia tem impactos econômicos inevitáveis.
Em segundo lugar, a incerteza em torno da escassez de energia, uma potencial crise imobiliária e repressões regulatórias diminuíram o entusiasmo pelas perspectivas de curto prazo do país.
Finalmente, Xi Jinping eliminou os limites de mandato na presidência em 2018, potencialmente se posicionando para liderar a China indefinidamente. À medida que o 20º Congresso Nacional do Partido Comunista Chinês se aproxima no final do ano, se o país ainda estiver em uma situação incerta, poderá criar uma atmosfera política tensa em Pequim.
3. O Ano do Trabalhador
A dinâmica trabalhista ficou em destaque desde que a pandemia abalou o mundo do trabalho. Há uma série de tendências que emergem deste tema mais amplo:
- A escassez de mão de obra que surgiu durante a pandemia permanecerá em 2022 e além. Certos setores, como a segurança cibernética, estão enfrentando escassez aguda de trabalhadores qualificados
- Existe um amplo consenso de que o futuro do trabalho de escritório é “híbrido”. As empresas que não oferecem flexibilidade enfrentarão uma desvantagem na atração de talentos
- A internet e as mídias sociais abriram uma série de caminhos de carreira para os indivíduos ganharem uma renda além de simplesmente trabalhar para uma empresa
- O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e o esgotamento serão pontos centrais nas discussões sobre a cultura do local de trabalho
4. O ecossistema digital em mudança
Se as previsões são alguma indicação, ouviremos muito mais sobre NFTs e Web3. Há muitas opiniões sobre o primeiro, e eles percorrem o espectro de exuberante a totalmente pessimista. Se o hype em torno dos NFTs de fotos de perfil diminui, ninguém sabe, mas a tecnologia abriu as portas para muitas experimentações para artistas e criadores.
Nesse sentido, os especialistas geralmente estão empolgados com as perspectivas da florescente “Economia do Criador” – um termo abrangente que descreve o novo ecossistema tecnológico e a infraestrutura crescente que permite que os criadores de conteúdo individuais monetizem e floresçam.
Outra tendência que está ganhando força é o comércio eletrônico centrado nas mídias sociais. A capacidade de comprar produtos diretamente de influenciadores está se tornando mais comum nas principais plataformas sociais, e as empresas de comércio eletrônico estão criando mais produtos para apoiar os influenciadores em seus esforços de marketing.
Até 2026, o Gartner estima que 60% dos consumidores da geração do milênio e da geração Z preferirão fazer compras em plataformas sociais em vez de plataformas tradicionais de comércio digital.
5. A inflação diminui lentamente
Preocupações com a inflação sempre surgiram aqui e ali, mas em países como os EUA, quantidades realmente prejudiciais de inflação não são vistas desde a década de 1980.
No ano passado, a narrativa mudou.
Depois de trilhões de dólares em estímulos e empréstimos pandêmicos, a inflação de repente voltou ao radar – e não era “transitória” como esperavam as primeiras declarações do banco central. Agora, entrando em 2022, os especialistas esperam que os níveis de inflação acima do normal continuem.
Embora se espere que a inflação tenha um impacto no futuro, os especialistas também a veem se estabilizando (em relação a 2021), à medida que as interrupções na cadeia de suprimentos se resolvem.
6. Outro Ano de Destaque dos Veículos Elétricos
À medida que as mudanças climáticas dominam mais os holofotes em 2022, as ações regulatórias forçarão as montadoras a considerar o futuro de seus modelos de combustível fóssil.
Mesmo que os incentivos sejam lentamente revertidos em vários mercados, espera-se que as vendas de veículos elétricos estabeleçam novos recordes este ano. Além disso, a eletrificação das frotas será uma tendência que ganha impulso.
Metais industriais e de bateria, como lítio e cobalto, aumentaram 477% e 208%, respectivamente, em 2021, uma tendência que muitos especialistas acreditam que se estenderá até 2022.
As coisas boas
Das centenas de fontes que analisamos, aqui estão algumas que se destacaram como memoráveis e abrangentes:
- Outlook 2022 da Bloomberg : Este artigo compilou mais de 500 previsões de bancos e empresas de investimento de Wall Street.
- Previsões do All-In Podcast para 2022 : Este podcast animado, com Chamath Palihapitiya, Jason Calacanis, David Sacks e David Friedberg, é sempre divertido e informativo. Neste episódio de previsões, os maiores vencedores e perdedores de negócios são ótimos, assim como o ativo com melhor desempenho .
- Principais riscos do Eurasia Group para 2022 : Este abrangente grupo de artigos cobre muito terreno e oferece algumas previsões muito confiáveis sobre o que pode acontecer no cenário mundial este ano.
- Previsões da Wood Mackenzie para 2022 : Os analistas da Wood Mackenzie oferecem 10 previsões para os principais desenvolvimentos esperados nas indústrias de energia e recursos naturais em 2022.
Por fim, se você achou nosso Consenso de Previsão útil, vamos nos aprofundar ainda mais nesse assunto nas próximas semanas.
Fonte: Visual Capitalist / Texto Traduzido