Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
A Copa Mariana de Taekwondo é válida pela 3° etapa do Campeonato Mineiro do esporte. A fase é uma seletiva para o Campeonato Nacional, que engloba praticantes de todo o país. O evento vai acontecer nos dias 27 e 28 de abril, na Arena Mariana.
O campeonato é realizado pela Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (FTEMG), com apoio da Prefeitura de Mariana, da Secretaria de Esporte do estado, da Academia Leinho Taekwondo e da Perdigão Transportes Ltda.
Neste ano, FTEMG recebeu 346 inscritos, entre eles, 36 nomes são de atletas marianenses. Alguns deles vieram da Academia Leinho Taekwondo e outros do Centro de Referência à Criança e ao Adolescente (CRIA ).
O CRIA é um programa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, e oferece oficinas de Taekwondo para crianças e jovens de Mariana. Os jovens do programa costumam se destacar na competição e já levantaram troféus em edições anteriores.
Fique atento aos horários
A entrada na Copa Mariana de Taekwondo é gratuita, mas se você quiser torcer ou acompanhar a competição, fique atento aos horários. Hoje (27), as atividades do dia começaram às 8h, com a categoria adulta.
No domingo (28), os combates vão começar um pouco mais cedo, às 7h com a categoria infantil, que é de quatro a 13 anos. Os atletas classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão medalhas de premiação.
Taekwondo no Brasil
O Taekwondo é uma arte marcial criada na Coréia em 1955. Apesar de ser uma luta, possui uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.
No Brasil, a luta foi introduzida em 1970 e se espalhou pelo país e também pelo mundo, se tornando esporte olímpico em 1988. Antes de iniciar a prática, o atleta precisa fazer um juramento, onde promete seguir os princípios do Taekwondo.
Na luta são válidos golpes de braço (socos) e de pernas (chutes). Não é permitido agarrar o adversário. O combate pode ser vencido por nocaute, por pontos ou pela desclassificação do adversário.