O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado na cidade de Confins, não terá voos internacionais a partir de hoje (24). Em meios as paralisações das linhas aéreas, por causa dos riscos de contaminação do novo coronavírus (COVID-19), só havia restado viagens para o Panamá, país localizado na América Central, mas ontem (23), a empresa Copa Airlines, responsável pelas viagens, anunciou a suspensão temporária dos voos.
A Copa Airlines afirmou que espera retornar as atividades normais no dia 23 de abril, e que, durante o período, a política de flexibilização de viagens será reforçada, permitindo que os passageiros troquem gratuitamente os bilhetes.
Com esse comunicado da Copa Airlines, todos os meus voos internacionais estão suspensos, já que a TAP Air Portugal e a Azul Linhas Aéreas já haviam se manifestado sobre o assunto.
— BH Airport – Aeroporto Internacional de BH (@bhairport_) March 23, 2020
Se a Copa Airlines espera retornar em abril, os prognósticos da Azul Linhas Aéreas são menos otimistas, com a suspensão dos voos com destino a Buenos Aires, Orlando e Fort Lauderdale ocorre até 30 de junho. De acordo com a companhia, os clientes que tinham voos marcados para este dia poderão ser reacomodados em outros voos que partirão de Campinas (SP) ou remarcar as viagens para o segundo semestre de 2020.
No dia 18 de março, o Governo Federal editou uma Medida Provisória (MP), com intenção de resguardar o setor aeroportuário do país, onde consta que as companhias aéreas terão até 12 meses para reembolsar os passageiros que tiveram suas viagens canceladas. Normalmente, o reembolso tem de ser imediato e integral.
Veja também: Mercado Livre e McDonald’s altera suas logos em por causa do coronavírus