Os boletins epidemiológicos dos municípios da Região dos Inconfidentes, em Minas Gerais, referentes à pandemia do novo coronavírus, estão sendo publicados não somente nos dias úteis, mas também no final de semana, e este sábado (1/8) não foi diferente. As secretarias de Saúde de Itabirito, Mariana e Ouro Preto já divulgaram hoje as informações sobre a Covid-19 em cada uma das cidades.
Antes de apresentar os números de cada cidade, é importante ressaltar que quando mencionamos o número de recuperados, esse número diz respeito ao total de pessoas que agora estão imunes ao novo coronavírus por já terem contraído o vírus e terem se recuperado dos sintomas ou que eram assintomáticos e já passaram pelo período de 14 dias de isolamento sem agravamento causado pela contaminação. Essas pessoas agora, teoricamente, estão imunes por terem sobrevivido e desenvolvido anticorpos para o vírus responsável pela pandemia. Contudo, é importante salientar que há também estudos que observam alguns casos de reativação do vírus no organismos de pessoas que já eram dadas como recuperadas.
Itabirito
Com 1.145 casos confirmados para o novo coronavírus, Itabirito é a cidade da Região dos Inconfidentes com o maior número de casos. Desse total, 875 foram identificados por teste rápido e 270 por exame molecular RT-PCR. O boletim epidemiológico do município mais recente destaca que 970 pessoas se recuperaram, o que representa 84,7% total dos casos. O município ainda regista seis óbitos que ocorreram por causa da Covid-19, todos de pessoas na faixa etária de 59 a 85 anos e com co-morbidades.
Os casos suspeitos atualmente somam-se em 108, enquanto o número de suspeitas já descartadas, após exames molecular, testes rápidos ou por critérios clínicos, é de 1.501. Nenhum óbito no município está sob investigação.
Em relação ao dia anterior, Itabirito apresentou 12 novos casos no intervalo de um dia. Até a última sexta-feira (31), o total de casos era de 1.133.
O boletim de Itabirito também informa que a taxa de ocupação dos leitos UTI para Covid-19, de retaguarda a Itabirito, na Santa Casa de Ouro Preto, é de 90%.
Mariana
A primaz de Minas continua sendo a segunda cidade da região mais afetada pela pandemia do novo coronavírus e hoje registra 914 casos, incluindo onze óbitos. O número de recuperados é de 851, o que representa 93,1% de altas da doença no município.
O total de casos descartados é de 237, enquanto 55 pacientes aguardam resultados de exames, sendo três internados e o restante em isolamento domiciliar, todos aguardando resultados de exames. Nenhum óbito na cidade está em investigação. Mariana tem 4.240 casos suspeitos liberados. Esses estavam sob monitoramento e não se enquadravam nos critérios para realização de exame. Outros 363 seguem sob monitoramento.
Em relação ao dia anterior, Mariana somou seis novos casos, já que até essa sexta-feira, o total de registros na cidade era de 908 casos para Covid-19.
Ouro Preto
Ouro Preto é a cidade com o menor número de testagem entre as três, e consequentemente é a que representa menor número de casos registrados. Até este sábado (1), em mais um boletim em vídeo apresentado pelo prefeito e o secretário municipal de Saúde, o município confirma 333 casos, incluídos dez óbitos.
A cidade possui 74 casos suspeitos em investigação, com 17 internações. sendo que 14 pacientes estão internados no Hospital Santa Casa de Misericórdia, com seis pacientes na UTI e oito em leitos de enfermaria, além de possui três pacientes em leito de enfermaria no Hospital de Campanha.
O total de recuperados no município é de 236, o que representa 70,8% dos casos.
Dados da Santa Casa de Ouro Preto
Neste sábado, a Santa Casa de Ouro Preto também publicou o seu boletim em relação aos casos de Covid-19 do hospital particular. Segundo os dados contidos na publicação, 185 pacientes já passaram pela unidade de saúde com suspeita ou confirmação da Covid-19. Além disso, o hospital informa que a taxa de ocupação dos leitos UTI para Covid-19 é de 100%.
Ainda de acordo com os dados da Santa Casa, 24 óbitos para Covid-19 já foram descartados, enquanto 13 fora confirmados e um está sob investigação. Esses números referem-se a atendimentos prestados aos pacientes suspeitos ou confirmados por COVID-19 na Região dos Inconfidentes, já que o hospital atende Ouro Preto, Mariana e Itabirito.