Os boletins diários dos municípios da Região dos Inconfidentes, em Minas Gerais, referentes à pandemia do novo coronavírus, foram atualizados nesta terça-feira, 8 de setembro.
Antes de apresentar os dados mais recentes, é importante ressaltar que quando mencionamos o número de recuperados, esse número diz respeito ao total de pessoas que agora estão imunes ao novo coronavírus por já terem contraído o vírus e terem se recuperado dos sintomas ou que eram assintomáticos e já passaram pelo período de 14 dias de isolamento sem agravamento causado pela contaminação. Essas pessoas agora, teoricamente, estão imunes por terem sobrevivido e desenvolvido anticorpos para o vírus responsável pela pandemia. Contudo, é importante salientar que há também estudos que observam alguns casos de reativação do vírus no organismos de pessoas que já eram dadas como recuperadas.
Itabirito
Com 1.897 casos confirmados para o novo coronavírus, Itabirito é a cidade da Região dos Inconfidentes com o maior número de casos. Desse total, 1.309 foram identificados por teste rápido, 501 por exame molecular RT-PCR, 49 por teste rápido de antígeno (feito em swab) e 38 por critério clínico epidemiológico. O boletim epidemiológico do município publicado hoje destaca que, do total de pessoas contaminadas, 1.599 pessoas se recuperaram, o que representa 84,2% total dos casos. O número total de óbitos é de 16.
Os casos suspeitos atualmente somam-se em 99, enquanto o número de suspeitas já descartadas, após realização de exames, é de 1.957. Nenhum óbito no município está sob investigação.
Mariana
A primaz de Minas hoje registra 1.799 casos, incluindo 16 óbitos. O número de recuperados é de 1.701, o que representa 94,5% de altas da doença no município.
O total de casos descartados é de 865 e 27 pacientes aguardam resultados de exames. Mariana tem 6.041 casos suspeitos liberados. Esses estavam sob monitoramento e não se enquadravam nos critérios para realização de exame. Outros 247 seguem sob monitoramento.
Acesse aqui a íntegra do boletim
Ouro Preto
Ouro Preto é a cidade com o maior número de óbitos, somando, até o momento, 30 perdas de vidas humanas para o novo coronavírus. Segundo o boletim mais atualizado, o total de casos no município é de 687, com 610 recuperados, 37 em isolamento domiciliar e dez internações, sendo na Santa Casa e um no Hospital de Campanha.
A cidade possui 22 casos suspeitos em investigação, com 21 em isolamento domiciliar e uma internada na UTI da Santa Casa de Ouro Preto.
Acesse aqui a íntegra do boletim
Dados da Santa Casa de Ouro Preto
Nesta terça-feira, a Santa Casa de Ouro Preto também publicou o seu boletim em relação aos casos de Covid-19 atendidos pela instituição. Segundo os dados do informe, 305 pacientes passaram pelo hospital com suspeita ou confirmação da Covid-19. Além disso, o hospital informa que a taxa de ocupação dos leitos UTI para Covid-19 é de 84,61%.
Ainda de acordo com os dados da Santa Casa, 39 óbitos para Covid-19 foram descartados, enquanto 33 foram confirmados, e nenhuma morte está sob investigação. Esses números referem-se a atendimentos prestados aos pacientes suspeitos ou confirmados por COVID-19 na Região dos Inconfidentes, já que o hospital atende Ouro Preto, Mariana e Itabirito.