Cruzeiro e Atlético fazem hoje o primeiro confronto das quartas de final da Copa do Brasil

0 comment

Chegou o grande dia! Cruzeiro e Atlético se enfrentam hoje pelas quartas de final da Copa do Brasil, às 20h. O primeiro jogo é de mando da Raposa. Portanto, a partida será disputada no Mineirão. O confronto marca a volta das atividades da temporada 2019, após 29 dias de parada para a Copa América. O jogo de volta será no dia 17, na Arena Independência.
Em momentos distintos na temporada, Raposa e Galo irão reeditar a final da Copa do Brasil de 2014, na qual os atleticanos se saíram campeões. O time alvinegro venceu os dois jogos daqueles que são considerados por muitos o maior clássico da história dos clubes. Entretanto, o Cruzeiro se mostra impecável quando o assunto é Copa do Brasil. Nos últimos dois anos não teve para mais ninguém. O time celeste foi bicampeão e se isolou como o maior vencedor da história do torneio, conquistando nada menos que seis títulos ao todo. Mas mesmo com tudo isso, dentro das quatro linhas, o clássico é imprevisível. Não tem fase melhor ou pior. É uma competição a parte em Minas Gerais.
Vale lembrar que na Copa do Brasil não se usa o critério de gol fora de casa e que a partida de hoje contará com a tecnologia do árbitro de vídeo (VAR).

Cruzeiro

O Cruzeiro chega um pouco desestabilizado, já que não vence há nove partidas. No período de intertemporada, o time celeste perdeu o jogo-treino para o América por 2 a 1 e venceu o Inter de Minas por 2 a 0. E, ainda nesse mês, uma série de problemas extra campo, envolvendo processos jurídicos e administrativos foram vividos pelo clube.
O que pode deixar os cruzeirenses otimistas é o retrospecto da equipe em clássicos no Mineirão. Nos últimos dez clássicos disputados no Gigante da Pampulha, o Cruzeiro só perdeu um, em 2017. Inclusive, a equipe estrelada é a atual campeã estadual, tendo vencido o Atlético na final. Além disso, o time é o atual bicampeão da competição e tem um elenco experiente em mata mata.

Escalação

Como já é de costume, Mano Menezes esconde o esquema tático até a hora do jogo. Os jogadores estão em concentração desde a volta das “miniférias” e os treinamentos foram fechados à imprensa. Mas a previsão é de que Romero continue sendo improvisado no lugar de Edilson, machucado, já que Orejuela também não está apto a jogar. No meio, Ariel Cabral deve ocupar a vaga ao lado de Henrique. Já no ataque, Marquinhos Gabriel deve atuar com Fred, deixando Pedro Rocha como opção no banco. Rodriguinho, lesionado, não joga.

Quarteto decisivo

O Cruzeiro deposita as esperanças de gol em Fred, xodó da torcida, que soma 16 gols na temporada. O torcedor cruzeirense também conta com o poder decisivo de Thiago Neves, que costuma aparecer nos momentos cruciais. E, na defesa, Dedé também pode fazer a diferença, sendo um dos melhores zagueiros do país. E ainda, o time estrelado tem no goleiro Fábio, que é um ídolo consagrado do time azul, um porto seguro e experiente. O goleiro, inclusive, já conquistou a Copa do Brasil três vezes pelo clubes, nos anos de 2000, 2017 e 2018.

Cruzeiro e Atlético fazem hoje o primeiro confronto das Quartas de Final

Crédito da foto: Vinícius Silva/Cruzeiro

Atlético

Já o Atlético, passa por um momento mais tranquilo após a demissão do técnico Levir Culpi. Com o treinador Rodrigo Santana, o time atleticano vive bom momento e se encontra na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro, ocupando no momento o 5° lugar, além de estar nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Durante sua intertemporada, o Galo fez dois jogos-treino. No primeiro, contra o América, saiu derrotado por 3 a 1, e. no segundo, empatou com o Coimbra, por 2 a 2.

Escalação

Sobre o time que deverá entrar, Rodrigo Santana não escondeu o jogo. Zé Welison deverá ocupar o lugar de Adilson, liberado por questões particulares, sendo essa a única alteração na equipe que empatou o último jogo antes da parada para a Copa América, contra o São Paulo.

Experiência e juventude

O Atlético apostará no garoto Alerrandro, que vive boa fase, para ser o comandante de seu ataque na partida, sendo esta uma grande responsabilidade para o novato, de 19 anos. Quem traz confiança no time alvinegro é Luan, muito experiente no torneio e também em clássicos, e Victor, ídolo que voltou a boa fase após alguns jogos ruins, defendendo três pênaltis contra o Unión La Calera e classificando o time para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. A expectativa é de que Cazares, sempre inconstante, demonstre seu futebol excelente e não suma da partida, já que mostrou ter muita qualidade em diversas oportunidades. O torcedor atleticano espera também que Chará continue fazendo bons jogos e que Elias continue assumindo a responsabilidade e seja, mais uma vez, decisivo.

Cruzeiro e Atlético fazem hoje o primeiro confronto das Quartas de Final

Crédito da foto: Bruno Cantini/Atlético

Histórico no mata-mata em competição nacional

Quartas de final – Copa União de 1987- Atlético-MG classificado
Atlético 0 x 0 Cruzeiro – 8 de fevereiro de 1987 – Copa União – Primeiro Jogo
Cruzeiro 1 x 1 Atlético – 11 de fevereiro de 1987 – Copa União – Segundo Jogo
Quartas de final – Campeonato Brasileiro de 1999 – Atlético-MG classificado
Atlético 4 x 2 Cruzeiro – 14 de novembro de 1999 – Brasileiro – Primeiro Jogo
Cruzeiro 2 x 3 Atlético – 21 de novembro de 1999 – Brasileiro – Segundo Jogo
Final da Copa do Brasil de 2014- Atlético-MG campeão
Atlético 2 x 0 Cruzeiro – 12 de novembro de 2014 – Copa do Brasil – Primeiro Jogo
Cruzeiro 0 x 1 Atlético – 26 de novembro de 2014 – Copa do Brasil – Segundo Jogo

Títulos da competição

Cruzeiro: 1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018. Sendo o maior campeão da história do torneio com seis taças.
Atlético: 2014. Tendo vencido o rival Cruzeiro na final.

Ficha Técnica – Cruzeiro x Atlético

Motivo: Quartas de Final da Copa do Brasil
Data e hora: Quinta-feira, 11 de julho, 20h (de Brasília)
Local: Mineirão, Belo Horizonte – MG
Provável escalação do Cruzeiro: Fábio; Lucas Romero, Léo, Dedé e Egídio; Henrique e Ariel Cabral; Robinho, Thiago Neves e Marquinhos Gabriel; Fred. Técnico: Mano Menezes.
Provável escalação do Atlético: Victor; Patric, Igor Rabello, Réver e Fábio Santos; Zé Welison e Elias; Luan e Cazares; Chará e Alerrandro. Técnico: Rodrigo Santana.
Transmissão: SporTV (menos para MG) e Premiere
Árbitro: Raphael Claus apita o jogo, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Danilo Ricardo Simon Manis.
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral.
Sob supervisão de Maic Costa.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS