Em busca da liderança do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro enfrenta o Democrata na quarta-feira, 9 de fevereiro, no Mineirão, em jogo válido pela quinta rodada da competição. A Raposa é a vice-líder, com nove pontos, um a menos que o líder Atlético. Já o time de Governador Valadares é o sétimo colocado, com cinco pontos, e quer vencer para chegar até o G-4. O confronto terá transmissão do O Tempo.
O Cruzeiro segue tendo problemas no elenco neste início de Campeonato Mineiro. Além de ausências por Covid-19, o treinador Paulo Pezzolano já começa a conviver também com desfalques por conta de suspensão. Suspensos, Mateus Silva e Giovanni estão fora contra o Democrata.
Porém, em meio aos desfalques, Pezzolano terá o retorno de Waguininho, que cumpriu suspensão em Poços de Caldas depois de ter sido expulso no primeiro tempo no clássico contra o América. O atacante deve ser denunciado e julgado pelo TJD-MG pela agressão em Patric e ameaças ao quarto árbitro, mas ainda levará alguns dias. Até lá, ele fica normalmente á disposição.
O treinador uruguaio tem utilizado os primeiros jogos do Campeonato Mineiro para fazer observações e rodar o time. Sem Mateus Silva na zaga, ele tem as opções de Maicon, Eduardo Brock e Geovane, já que Sidnei está no departamento médico.
Provável escalação do Cruzeiro: Rafael Cabral; Gabriel Dias, Maicon, Mateus Silva e Bidu; Adriano, Pedro Castro, Waguininho (Marco Antônio) e João Paulo; Thiago (Edu).
Técnico: Paulo Pezzolano.
Provável escalação do Democrata: Lucão; Júlio Lima, Matheus Carioca, Rafael Caldeira e Gabriel Marques; Galhardo, Matheuzinho e Marcelinho; Filipe Carvalho, Chico e Pedrinho.
Técnico: Paulo Cesar Schardong.
Arbitragem
- Árbitro: Wanderson Alves de Souza
- Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Samuel Henrique Soares Silva
- Quarto árbitro: Taitson José de Oliveira
- Inspetor: Juliano Lopes Lobato
Retrospecto
A partida de quarta-feira marcará o reencontro das equipes após quatro anos. O duelo mais recente aconteceu no estádio José Mammoud Abbas (Mamudão), com vitória celeste, por 2 a 0, em 9 de fevereiro de 2018, pelo Campeonato Mineiro.
O Cruzeiro encarou o Democrata 59 vezes, com 39 vitórias, 14 empates e apenas seis derrotas. Foram 119 gols a favor e 38 contra.
O último resultado favorável ao clube de Governador Valadares aconteceu há 12 anos, pelo Campeonato Mineiro de 2010, em um triunfo por 3 a 1, no Mamudão, pela 11ª rodada da fase classificatória
Por duas vezes, o Cruzeiro impôs a goleada de 7 a 0 ao adversário – em 2009, gols de Kléber (3), Gérson Magrão, Ramires e Bernardo em 2009; em 2011, Thiago Ribeiro (3), Ely Thadeu (contra), Farías, Ortigoza e André Dias.
Enquanto o Cruzeiro detém 38 títulos do Campeonato Mineiro, o Democrata foi vice na edição de 1991 e semifinalista em 2007 e 2010.