A cada rodada o improvável parece acontecer para o Cruzeiro. Após alguns resultados catastróficos, o time celeste chega nesta 37ª do Brasileirão ainda dependendo somente de si para se manter na Série A 2020. Para que isso aconteça, o time mineiro precisa vencer os dois jogos que restam no Campeonato Brasileiro, contra Grêmio e Palmeiras. Mas, apesar de possível, a tarefa não será nada fácil. E a primeira das duas batalhas será hoje (5), às 19h15, contra o Tricolor Gaúcho, fora de casa.
Mais uma vez ajudado por outros resultados, o Ceará – rival direto do clube na briga contra o rebaixamento – perdeu para o Corinthians por 1 a 0, na noite de ontem (5), o Cruzeiro pode deixar a zona de rebaixamento ainda essa rodada, em caso de vitória. O problema é que em diversas oportunidades nas quais foi beneficiado pelo placar de outros jogos, o time celeste não fez sua parte.
Cruzeiro
Adilson Batista, técnico que vai para a sua 2ª partida no comando do Cruzeiro, fez mudanças importantes na equipe para o jogo em Porto Alegre. Edilson será escalado na lateral direita e Orejuela será escalado no meio-campo. Além disso, o veterano Fred, tão criticado pela torcida nos últimos jogos, ganhou a posição no ataque. Pedro Rocha não aproveitou bem a oportunidades com o treinador e volta ao banco de reservas.
A derrota em casa do Ceará reacendeu a chama da esperança contra o descenso do time mineiro. Por isso, para a partida de hoje, a expectativa da torcida é assistir uma maior entrega em campo dos atletas cruzeirenses.
O empate também não é mau resultado para o Cruzeiro, que obrigaria o Ceará a vencer na última rodada caso a equipe celeste conquiste os três pontos diante do Palmeiras, no Mineirão.
Grêmio
Apesar de já estar tranquilo na tabela, com a vaga já garantida na fase de grupos da Libertadores, o time gaúcho promete não dar tréguas e jogará com força máxima. E para azar do Cruzeiro, Renato Gaúcho ainda poderá contar com o retorno de Matheus Henrique e Diego Tardelli, que estavam suspensos na última rodada. Em contrapartida, o meia-campista Maicon não foi relacionado por sentir dores no joelho, além de Pedro Geromel, que também é desfalque em campo. O jogo de hoje é importante para o Grêmio pois a vitória coloca o time de volta à quarta colocação do Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
Grêmio x Cruzeiro
Local: Arena do Grêmio
Data-Hora: 5 de dezembro de 2019, às 19h15.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro(GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence(GO)
VAR: Wagner Reway(PB)
Onde assistir: Premiere e Tempo Real LANCE!
GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura, David Braz, Kannemann e Cortez; Maicon e Matheus Henrique; Alisson, Diego Tardelli (Pepê) e Everton Cebolinha; Luciano. Técnico: Renato Gaúcho
Suspensos: ninguém
Pendurados: Kannemann, Michel, Pepê, Diego Tardelli, Alisson, Luciano, Paulo Miranda e Leonardo
Voltam de suspensão: Diego Tardelli (Vermelho Direto) e Matheus Henrique (3º Amarelo)
CRUZEIRO: Fábio; Edilson, Cacá, Léo e Egídio; Henrique, Cabral, Ederson e Orejuela; David e Fred. Técnico: Adílson Batista
Suspensos: Marquinhos Gabriel (3º Amarelo)
Pendurados: Fred, Robinho, Egídio, Thiago Neves, Henrique, Dodô, Jadson, Edilson, David, Fábio, Orejuela, Dedé, Ariel Cabral e Rodriguinho
Palpites: Cerca de 70% da redação acredita em um triunfo do Grêmio e consequente rebaixamento do Cruzeiro. Outros 20% acham que a Raposa terá sobrevida e 10% creem no empate na partida.
Leia também: Assista ao pós-jogo de Atlético 2×0 Botafogo na 37ª rodada do Brasileirão