Com a vitória por 2 a 0 sobre o Deportivo Lara nessa última quarta-feira (27/03), no Mineirão, o Cruzeiro chegou há 6 pontos na Libertadores, garantindo a liderança isolada no Grupo B da competição, abrindo 4 pontos de vantagem sobre o Emelec, vice-líder do grupo, que conquistou, até o momento, apenas 2 pontos.
Sem contar com Mano Menezes, (suspenso pela Conmebol), a Raposa teve em seu banco de reservas o comando técnico do auxiliar e braço direito de Mano Menezes, Sidnei Lobo. E com a bola rolando, diferente do que muitos torcedores pensavam, a partida não foi tão fácil para a equipe celeste, que precisou enfrentar um time bastante compacto, que optou em jogar com a defesa fechada, e assim, para superar o Deportivo Lara, a equipe cruzeirense precisou ser bem criativa, para buscar espaços no sistema defensivo do adversário.
O primeiro gol foi marcado aos 6 minutos de jogo. No lance, Robinho lançou Fred, que deu um bonito passe de ombro para Rodriguinho. O meia saiu cara a cara com Salazar e mandou para o fundo da rede, marcando 1 a 0 Cruzeiro. Mesmo com o gol, a partida seguiu com o mesmo panorama: (os venezuelanos fechados, trocando passes no campo de defesa, e o Cruzeiro tentando criar espaços, afim de “furar” o sistema ultradefensivo criado pelo Deportivo Lara.
A partida seguiu, e apenas nos acréscimos do segundo tempo, aos 49 minutos, o time celeste conseguiu balançar, novamente, a rede do adversário. Na jogada, Rafinha avançou pela ponta direita e fez bom cruzamento para o meio da área na direção de Fred. Ele ajeitou a bola para Jadson poder bater no canto e fazer 2 a 0 para a Raposa, placar final da partida. Assim, Fred, que normalmente é o artilheiro do time, acabou se tornando o grande nome do jogo, mas dessa vez por ser “garçom”, garantindo para seus companheiros duas assistências, nos dois gols anotados na partida. Ele que ainda teve um gol anulado aos 24 minutos, em uma boa jogada do time cruzeirense, mas o bandeira, no entanto, percebeu impedimento e “dedurou” para o árbitro, e assim, o gol marcado pelo camisa 9 foi anulado.
Com a vitória, o Cruzeiro chegou há 6 pontos na Libertadores, garantindo 100% de aproveitamento e a liderança isolada do Grupo B. Já o Deportivo Lara é o lanterna do Grupo, com apenas 1 ponto somado.
Confira a classificação abaixo:
FICHA TÉCNICA:
CRUZEIRO 2 X 0 DEPORTIVO LARA
Motivo: Segunda rodada do grupo B da Conmebol Libertadores
Data: 27/03/2019 (quarta-feira)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Piero Maza-CHI
Público presente: 39.595
Público pagante: 33.293
Renda: R$ 1.169.104,00
Gols: Rodriguinho aos oito minutos do 1º tempo. Jadson aos 49 minutos do segundo tempo.
Cruzeiro: Fábio; Edílson, Léo, Dedé e Egídio; Lucas Silva, Lucas Romero, Robinho (Rafinha), Marquinhos Gabriel (David) e Rodriguinho (Jadson); Fred
Técnico: Mano Menezes
Deportivo Lara: Salazar, Jefre Vargas, Di Giorgi, Miers e Aponte; Manzano, Anzola, Yriarte e Centeno (Castellanos); Di Renzo (Freddy Vargas) e Frutos (Joahn Arrieche)
Técnico: Leonardo González
Cartões amarelos: Dedé (Cruzeiro), Miers, Di Girogi, Manzano (Deportivo Lara)