Ufa! Depois de seis jogos sem vencer no Brasileirão, o Cruzeiro reencontrou o caminho dos triunfos o bater o Fluminense na noite de sábado (25) no Mineirão. O resultado serviu para dar mais tranquilidade ao time celeste na Série A, consolidando a equipe na sétima colocação do torneio (21ª rodada), com 30 pontos. A vitória somada à combinação de resultados garantiu aos mineiros a posição logo abaixo do G6 até a próxima rodada.
O jogo colocava frente a frente o oitavo e o nono colocados, naquele momento, e se esperava um confronto equilibrado. Mesmo mandando à campo a maioria de seus titulares o Cruzeiro inevitavelmente já pensava na decisão de quarta-feira (29), contra o Flamengo, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. Apesar de todos esses fatores, a equipe celeste conseguiu abrir o placar ainda no início da partida.
O jogo
Logo aos 12 minutos do primeiro tempo, o atacante Raniel sofreu dura falta de Gum, próxima a linha da área, no lado esquerdo do ataque celeste. O uruguaio Arrascaeta foi para cobrança e bateu com efeito, na cabeça do camisa 17 cruzeirense, que só desviou para o fundo das redes. 1 a 0 Cruzeiro.
Apesar da inferioridade no placar, o Flu não conseguia criar perigo ao Cruzeiro e o jogo perdeu em emoção. Mas aos 26 minutos, o jogo ganhou novos contornos quando o lateral Ayrton Lucas fez boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro para a área. O capitão cruzeirense Henrique tentou cortar e acabou colocando no cantinho, indefensável para o lendário Fábio. Placar empatado em 1 a 1.
Após o empate, as equipes até tentavam criar oportunidades, mas sem muita competência ou inspiração. Após os gols o momento de maior emoção no primeiro tempo foi a acalorada discussão dos zagueiros Dedé e Ibañez, que terminou em cartão amarelo para ambos.
Antes de acabar a primeira etapa, os torcedores do Fluminense passaram por um susto. O jovem atacante Pedro, recém convocado para a Seleção Brasileira, acabou torcendo o joelho em disputa de bola com Lucas Romero e precisou ser substituído. O camisa 9 tricolor saiu de campo chorando muito com a possibilidade de lesão grave. Mas apesar da força do lance, a situação do centroavante não parece tão grave.
No segundo tempo, precisando da vitória, o Cruzeiro começou em cima do Flu e logo no primeiro minuto de jogo, o meia Thiago Neves arriscou de fora da área e obrigou o goleiro Júlio César a fazer grande defesa. O zagueiro Murilo, de cabeça, e o volante Lucas Silva, chutando de fora da área, também levaram perigo aos cariocas.
E, apesar de tentar com tantos jogadores diferentes, quem marcou para o Cruzeiro, foi um jogador do Fluminense. Aos 27, o lateral Egídio fez boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou para a área. Ibañez furou o cabeceio e Ayrton Lucas se atrapalhou com a bola, mandando contra o próprio patrimônio. 2 a 1 Cruzeiro.
Logo após o gol, o Flu foi para cima e teve grande chance de empatar a partida. Num contra-ataque, o meia Dodi passou por Murilo e chutou cruzado, obrigando Fábio a operar um milagre e garantir, mais uma vez, a vitória celeste.
Thiago Neves ainda teve grande chance aos 39, quando recebeu lançamento e matou no peito, já driblando seu marcador e ficando cara a cara com o goleiro. Apesar do belo drible, a finalização não foi aquilo que o meia esperava e a bola acabou subindo demais. A partida terminou assim, 2 a 1 Cruzeiro e o fim de uma incômoda sequência de maus resultados.
Próxima partida
O Cruzeiro agora se prepara para a importante partida contra o Flamengo, que vale a classificação para as quartas de final da Copa Libertadores. O Cruzeiro pode perder por até um gol de diferença, pois venceu o primeiro confronto, fora de casa, no dia 8 de agosto, por 2 a 0. O jogo será disputado no Mineirão, na quarta-feira (29), às 21h45.