Imparável, assim está o Cruzeiro na Copa Libertadores. A equipe celeste viajou até a Venezuela e, nesta terça, bateu o Deportivo Lara, por 2 a 0, com gols de Fred e Sassá. A vitória foi a quinta do time celeste em cinco jogos no grupo B da competição sul-americana.
Realizando campanha irretocável, o Cruzeiro chega cada vez mais forte na briga pelo primeiro lugar geral da Libertadores. A melhor campanha da fase de grupos tem vantagem de decidir em casa qualquer confronto da fase de mata-matas. Além de fazer sua parte, o time mineiro precisa torcer contra os paraguaios Libertad e Cerro Porteño que até a quarta rodada também vinham com 100% de aproveitamento.
As equipes do Paraguai jogam nesta rodada contra Grêmio e Zamora-VEN, respectivamente. Com eventuais tropeços dos rivais, a equipe celeste dependeria apenas de si para alcançar a melhor colocação geral.

O jogo
Jogando para um estádio vazio, já que o Deportivo Lara cumpre pena de jogar com portões fechados, o Cruzeiro não teve dificuldades em momento algum da partida, mesmo jogando com um time modificado. O treinador Mano Menezes poupou alguns titulares que jogaram a final do Campeonato Mineiro, no último sábado (20).
O time entrou em campo com Fábio, Orejuela, Léo, Dedé e Egídio na defesa. Henrique e Lucas Silva no meio. Rafinha, Thiago Neves e Marquinhos Gabriel na armação, municiando Fred, que mais uma vez foi o titular no ataque. Jadson, Sassá e David entraram na segunda etapa.
Gols
O primeiro gol da partida saiu aos 31 minutos da primeira etapa. O matador Fred recebeu do meia Thiago Neves, passou pelo zagueiro e mandou uma bomba, no ângulo do goleiro Salazar. Um golaço. O quarto do atacante celeste na Libertadores e o 16º na temporada, onde atuou em 17 partidas. Para se ter ideia da efetividade de Fred, em 2018, os artilheiros do Cruzeiro foram Thiago Neves e De Arrascaeta, ambos com 15 gols durante toda a temporada.
Com o gol, Fred também alcançou a expressiva marca de ultrapassar Pelé em gols marcados na Copa Libertadores. São 18 do atacante cruzeirense, contra 17 daquele que é o maior jogador da história do futebol. O 9 celeste no momento é o terceiro da lista de artilheiros da competição, liderada por Adrián Martínez, do Libertad-PAR.
O segundo gol celeste saiu apenas aos 31 minutos da segunda etapa. O ponta Marquinhos Gabriel deu bom passe para o volante Jadson. O camisa 27 recebeu a bola, mas foi derrubado, com um carrinho, pelo jogador rival. Pênalti. O atacante Sassá bateu, com muito estilo, e deu números finais ao placar. 2 a 0 e cinco vitórias em cinco jogos para o time mineiro.
Próximo jogo
O Cruzeiro agora irá se preparar para iniciar mais uma competição: o Campeonato Brasileiro. E o primeiro adversário do clube mineiro será um velho conhecido, o Flamengo, no sábado (27), às 21h, no Maracanã. Mano Menezes deverá escalar força máxima, enquanto Abel Braga, técnico flamenguista, deverá poupar jogadores pensando em seus confrontos pela Copa Libertadores.
DEPORTIVO LARA 0 X 2 CRUZEIRO
Motivo: 5ª rodada do Grupo B da Conmebol Libertadores
Data: 23/04/2019 (terça-feira)
Local: Metropolitano, Cabudare (VEN)
Gols: Fred aos 31 minutos do 1º T, Sassá aos 31 minutos do 2º T
Árbitro: Gery Vargas
Deportivo Lara: Salazar, Jefre Vargas, Di Giorgi, Miers e Aponte; Yriarte (Otero), Manzano, Centeno; Di Renzo, Frutos (Vargas) e Moreno
Técnico: Leonardo González
Cruzeiro: Fábio, Orejuela, Léo, Dedé, Dodô, Henrique, Lucas Silva, Rafinha (David), Marquinhos Gabriel Thiago Neves (Jadson), Fred (Sassá)
Técnico: Mano Menezes

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.