Imparável, assim está o Cruzeiro na Copa Libertadores. A equipe celeste viajou até a Venezuela e, nesta terça, bateu o Deportivo Lara, por 2 a 0, com gols de Fred e Sassá. A vitória foi a quinta do time celeste em cinco jogos no grupo B da competição sul-americana.
Realizando campanha irretocável, o Cruzeiro chega cada vez mais forte na briga pelo primeiro lugar geral da Libertadores. A melhor campanha da fase de grupos tem vantagem de decidir em casa qualquer confronto da fase de mata-matas. Além de fazer sua parte, o time mineiro precisa torcer contra os paraguaios Libertad e Cerro Porteño que até a quarta rodada também vinham com 100% de aproveitamento.
As equipes do Paraguai jogam nesta rodada contra Grêmio e Zamora-VEN, respectivamente. Com eventuais tropeços dos rivais, a equipe celeste dependeria apenas de si para alcançar a melhor colocação geral.
O jogo
Jogando para um estádio vazio, já que o Deportivo Lara cumpre pena de jogar com portões fechados, o Cruzeiro não teve dificuldades em momento algum da partida, mesmo jogando com um time modificado. O treinador Mano Menezes poupou alguns titulares que jogaram a final do Campeonato Mineiro, no último sábado (20).
O time entrou em campo com Fábio, Orejuela, Léo, Dedé e Egídio na defesa. Henrique e Lucas Silva no meio. Rafinha, Thiago Neves e Marquinhos Gabriel na armação, municiando Fred, que mais uma vez foi o titular no ataque. Jadson, Sassá e David entraram na segunda etapa.
Gols
O primeiro gol da partida saiu aos 31 minutos da primeira etapa. O matador Fred recebeu do meia Thiago Neves, passou pelo zagueiro e mandou uma bomba, no ângulo do goleiro Salazar. Um golaço. O quarto do atacante celeste na Libertadores e o 16º na temporada, onde atuou em 17 partidas. Para se ter ideia da efetividade de Fred, em 2018, os artilheiros do Cruzeiro foram Thiago Neves e De Arrascaeta, ambos com 15 gols durante toda a temporada.
Com o gol, Fred também alcançou a expressiva marca de ultrapassar Pelé em gols marcados na Copa Libertadores. São 18 do atacante cruzeirense, contra 17 daquele que é o maior jogador da história do futebol. O 9 celeste no momento é o terceiro da lista de artilheiros da competição, liderada por Adrián Martínez, do Libertad-PAR.
O segundo gol celeste saiu apenas aos 31 minutos da segunda etapa. O ponta Marquinhos Gabriel deu bom passe para o volante Jadson. O camisa 27 recebeu a bola, mas foi derrubado, com um carrinho, pelo jogador rival. Pênalti. O atacante Sassá bateu, com muito estilo, e deu números finais ao placar. 2 a 0 e cinco vitórias em cinco jogos para o time mineiro.
Próximo jogo
O Cruzeiro agora irá se preparar para iniciar mais uma competição: o Campeonato Brasileiro. E o primeiro adversário do clube mineiro será um velho conhecido, o Flamengo, no sábado (27), às 21h, no Maracanã. Mano Menezes deverá escalar força máxima, enquanto Abel Braga, técnico flamenguista, deverá poupar jogadores pensando em seus confrontos pela Copa Libertadores.
DEPORTIVO LARA 0 X 2 CRUZEIRO
Motivo: 5ª rodada do Grupo B da Conmebol Libertadores
Data: 23/04/2019 (terça-feira)
Local: Metropolitano, Cabudare (VEN)
Gols: Fred aos 31 minutos do 1º T, Sassá aos 31 minutos do 2º T
Árbitro: Gery Vargas
Deportivo Lara: Salazar, Jefre Vargas, Di Giorgi, Miers e Aponte; Yriarte (Otero), Manzano, Centeno; Di Renzo, Frutos (Vargas) e Moreno
Técnico: Leonardo González
Cruzeiro: Fábio, Orejuela, Léo, Dedé, Dodô, Henrique, Lucas Silva, Rafinha (David), Marquinhos Gabriel Thiago Neves (Jadson), Fred (Sassá)
Técnico: Mano Menezes