A Raposa vai jogar a segunda divisão do Campeonato Brasileiro e isso não é novidade pra ninguém. Agora, o clube precisa traçar um planejamento eficaz, para montar um plantel competitivo, superando o caos financeiros e o cenário apocalíptico que domina a Toca da Raposa. Convivendo com um orçamento baixo, o Cruzeiro terá de explorar o mercado da bola e buscar nomes que tragam um bom custo-benefício à equipe. Por isso o Mais Cruzeiro fará uma série de reportagens com sugestões de nomes para reforçar o clube, em 2020.
Vale reforçar que os futebolistas mencionados não são informações, mas sim sugestões após pesquisas levando em consideração atual situação cruzeirense.
Zagueiros
Na posição, o Cruzeiro está bem servido com Léo, Cacá e Fabrício Bruno. Afinal, Dedé e Manoel, com altos salários, devem ser negociados. Contudo, caso boas propostas apareçam, o time pode negociar Cacá e Fabrício Bruno e, dessa forma, ter de buscar alguém no mercado.
Messias – Rio Ave
Revelado pelo América-MG, o jogador foi destaque nos anos de 2017 e 2018, até ser negociado com o Rio Ave-POR. Todavia, lá não tem conseguido repetir o sucesso que teve em BH e não atua tanto. Possui um valor de mercado relativamente baixo, de 800 mil euros (R$ 3,6 milhões).
Sabino – Coritiba
Com 23 anos, o defensor foi nome importante do time paranaense que subiu à primeira divisão, em 2019. É um zagueiro tradicional, rebatedor e de força física. Seu passe pertence ao Santos.
Emerson Santos – Palmeiras
O atleta surgiu bem no Botafogo, e logo foi comprado pelo rico alviverde paulista. Contudo, não se firmou e foi repassado ao Internacional, lugar em que também não foi titular. No Cruzeiro, poderia ser um nome extremamente útil, pois é um bom jogador.
Outros nomes: Ricardo Silva (América-MG) e Luiz Otávio (Ceará).
Laterais
Nesta área, o Cruzeiro possui os bons Orejuela e Dodô. Porém, estão emprestados e são alvos de grandes clubes brasileiros. Dessa forma, podem sair e a Raposa terá de buscar reposições.
Lateral-direita
Igor Vinícius – São Paulo
O jovem jogador foi comprado em definitivo pelo tricolor paulista, mas enfrenta uma pesada concorrência, com Daniel Alves e Juanfran. Sendo assim, pode ser emprestado para ganhar rodagem.
José Luís Gómez – Lanús
Argentino, o jogador foi revelado pelo Racing e atualmente defende o vice-campeão da Libertadores de 2017. Seu valor de mercado é avaliado R$ 4,5 milhões.
Luís Advíncula – Rayo Vallecano
Conhecido no Brasil por ser titular da seleção peruana, Advíncula possui características parecidas com Orejuela. Rápido, forte e possui deficiências técnicas. Aos 29 anos, o negócio poderia ser dificultado pelo fato do atleta ter longa carreira na Europa, onde atua até hoje. Curiosamente, o jogador já passou pela Ponte Preta, em 2014.
Outros nomes: Victor Salazar (San Lorenzo); Jonathan (Atlético-GO); Aderlan (RB Bragantino) e Elsinho (Shimizu S-Pulse).
Lateral-esquerda
Uendel – Internacional
O atleta se destacou no Corinthians, em 2015. Depois, desembarcou no colorado, onde até fez boas temporadas, mas não vive boa fase e convive com desconfiança da torcida. Deve sair.
Jefferson – Goiás
O jovem de 22 anos foi um dos melhores laterais do último Brasileirão, mas isso pode dificultar sua saída, já que diversos times da elite podem estar de olho em seu futebol.
Bruno Pacheco – Chapecoense
Apesar do péssimo campeonato que seu time fez, Pacheco deu demonstrações de ser um bom jogador. Em um time ajeitado, pode render e ser um grande lateral.
Outros nomes: Abner (Athletico-PR) e Léo Pelé (São Paulo).