A Raposa vai jogar a segunda divisão do Campeonato Brasileiro e isso não é novidade pra ninguém. Agora, o clube precisa traçar um planejamento eficaz, para montar um plantel competitivo, superando o caos financeiros e o cenário apocalíptico que domina a Toca da Raposa. Convivendo com um orçamento baixo, o Cruzeiro terá de explorar o mercado da bola e buscar nomes que tragam um bom custo-benefício à equipe. Por isso, o Mais Cruzeiro fará uma série de reportagens com sugestões de nomes para reforçar o clube, em 2020.
Vale reforçar que os futebolistas mencionados não são informações, mas sim sugestões após pesquisas levando em consideração atual situação cruzeirense.
Volantes
Na popular “volância”, o Cruzeiro possui deficiências no elenco e deve buscar soluções no mercado.
Alex Santana – Botafogo
Com 24 anos, o aleta se destacou no Glorioso em 2019 por seus gols de longa distância. Muito por isso, foi um dos principais artilheiros da equipe na temporada. O jogador talvez não fique no Fogão, que também atravessa caos financeiro. Se fizer uma boa negociação, pode ser viável à Raposa. Alex atua, preferencialmente, como segundo volante e terceiro homem de meio-campo.
Barreto – Criciúma
O jovem jogador foi peça importante no título do RB Bragantino, na última Série B. O atleta estava emprestado pelo Criciúma, clube que possui seu passe. Sua especialidade é a cabeça de área.
Ivan Rossi – River Plate
Com 26 anos, o volante foi revelado pelo Banfield e comprado, posteriormente, pelo River. Depois, foi emprestado a diversos clubes, sendo o último o chileno Colo-Colo. O Cruzeiro pode tentar o mesmo formato de negócio e ganhar um bom jogador.
Jean – Corinthians
O atleta é um clássico primeiro volante. Excelente ladrão de bolas, mas que peca um pouco na qualidade técnica. Seu passe está vinculado ao Corinthians, mas deve ser emprestado novamente, assim como nas duas últimas temporadas, em que atuou por Vasco e Botafogo.
Jobson – Santos
Se destacou no Paulistão de 2019, pelo Red Bull Brasil, e logo foi contratado pelo Santos. No Peixe, não se firmou e quase não jogou. Em sua passagem pelo Cruzeiro, Rogério Ceni pediu a contratação do jogador, mas o empréstimo foi negado pelo clube paulista, que afirmou apenas vender. Talvez seja interessante uma nova investida.
Leo Sena – Goiás
Aos 23 anos, o volante foi um dos melhores volantes do último Brasileirão. Isso deixa a negociação extremamente complicada, pois clubes da elite do futebol nacional devem procurá-lo. Seu valor de mercado é de R$ 4,5 milhões.
Lucas Silva – sem clube
Multi-campeão pela Raposa, o camisa 16 está sem clube desde que deixou o Cruzeiro e rescindiu com o Real Madrid. Livre no mercado, pode ser ótima opção. Um adversário é o salário considerado alto para o momento do clube.
Matheus Rossetto – Athletico-PR
Surgiu como boa promessa, mas não se firmou. Atua como segundo volante, tem 23 anos e pode ser uma contratação interessante.
Pablo Galdames – Vélez Sarsfield
O jogador de 22 anos participou das seleções de base do Chile e já até atuou pela principal. É jovem, e pode dar retorno técnico e financeiro ao Cruzeiro. Atualmente no Vélez, clube de onde vieram os volantes Lucas Romero e Ariel Cabral, possui um valor de mercado avaliado em R$ 4,5 milhões.
Zé Ricardo – América-MG
O volante vem de boa Série B pelo Coelho e pode ser um ótimo reforço. Tem apenas 23 anos e pode render frutos ao clube. Contudo, é possível que o Cruzeiro esbarre em fortes concorrentes.
Outros nomes: Carlos Lobos (Universidad Católica); Felipe (Fortaleza); Gustavo Bochecha (Botafogo); Hudson (São Paulo); Richard (Corinthians).
De olho no mercado: confira nomes que seriam bons reforços à defesa do Cruzeiro
De olho no mercado: confira nomes que seriam bons reforços à defesa do Cruzeiro