A Defesa Civil Municipal de Ouro Preto emitiu um alerta nesta segunda-feira, 8 de novembro, sobre um grande volume de chuva que vai cari na região a partir desta terça, podendo se estender até sábado, 13 de novembro. De acordo com o geólogo Charles Murta, se trata de um fenômeno atmosférico conhecido como “Zona de Convergência do Atlântico Sul”, uma condição atmosférica que puxa toda a umidade que vem da região amazônica e passa pelo sudeste, forma um corredor de umidade e provoca chuvas volumosas.
A previsão é de chuvas com aproximadamente 70 mm acumulados, segundo Charles. Essa condição meteorológica é semelhante a que aconteceu nos eventos em que caiu uma grande quantidade de chuva que caiu em Cachoeira do Campo, Santo Antônio do Leite e provocou inundações em Amarantina.
“Nós pedimos a todos os moradores que fiquem atentos, observem o terreno durante os dias de chuva, se for observado que teve alguma modificação na edificação, se apareceram trincas que têm um ângulo de 45 graus, se tem o surgimento de água próximo a casa ou até mesmo dentro da residência, notar se a água está com coloração barrenta, pois pode se tratar de uma erosão dentro do solo”, disse o geólogo.
Em caso de dúvida, a Defesa Civil tem técnicos especializados que podem ir até o imóvel, fazer uma avaliação e averiguar se existe ou não o risco ou a necessidade de uma remoção preventiva ou definitiva do morador em determinada situação. Contato: 199 ou 35593121.
Mariana
A Prefeitura de Mariana, por meio do departamento de Defesa Civil, também emitiu um alerta para uma semana de chuvas intensas que está prevista na cidade e em várias partes do estado. Em alguns lugares o nível de água pode chegar a 150 mm.