Defesa Civil emite alerta para granizo, ventos fortes e tempestades no fim de semana em MG

Defesa Civil emite alerta para granizo, ventos fortes e tempestades no fim de semana em MG

Os próximos dias serão marcados por instabilidade intensa em Minas Gerais. Desde sexta-feira (5), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) volta a influenciar o estado, favorecendo a formação de nuvens carregadas e ampliando o risco de tempestades em várias regiões, especialmente no Norte de Minas.

A ZCAS funciona como um corredor de umidade que conecta a Amazônia ao Sudeste. Quando se estabelece, mantém o ar úmido concentrado sobre uma mesma faixa do país e provoca períodos prolongados de chuva volumosa e contínua.

Segundo informações divulgadas pela Defesa Civil de Minas Gerais, o cenário previsto inclui risco de tempestades, ventos fortes e possibilidade de granizo.

Regiões com maior risco de chuva forte

A instabilidade deve atingir:

  • Jequitinhonha
  • Vale do Rio Doce
  • Mucuri
  • Noroeste
  • Norte de Minas
  • Central Mineira
  • Região Metropolitana de Belo Horizonte
  • Triângulo Mineiro

As condições previstas incluem:

  • Acumulados superiores a 50 mm
  • Rajadas de vento entre 50 e 70 km/h
  • Chance de ocorrência de granizo

Previsão dia a dia

Sábado (6/12)

As tempestades começam ainda na madrugada no Noroeste, Norte, Triângulo Mineiro e Jequitinhonha. Ao longo do dia, as áreas instáveis avançam para a Central Mineira, Mucuri, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce e Zona da Mata.

Domingo (7/12)

A chuva permanece persistente no Norte do estado, ainda sob influência direta do corredor de umidade. Outras regiões devem registrar precipitações de menor intensidade, mas o risco de tempestades continua maior entre o Norte e o Noroeste.

Segunda-feira (8/12)

O início da semana segue com instabilidade em praticamente todo o estado. A chuva mais volumosa deve se concentrar na faixa Oeste, com tempestades isoladas nas demais regiões.

Temperaturas permanecem amenas

  • Mínimas: entre 15°C e 22°C
  • Máximas: entre 22°C e 32°C, com variações conforme cada região

A Zona da Mata pode se aproximar dos 32°C, enquanto o Sul do estado deve registrar máximas mais próximas de 27°C.

Atenção redobrada em áreas vulneráveis

Com a possibilidade de chuvas intensas por vários dias, a Defesa Civil alerta para o risco de:

  • Alagamentos
  • Enxurradas
  • Deslizamentos de terra

A orientação é que moradores evitem áreas de risco, acompanhem atualizações oficiais e redobrem o cuidado em locais suscetíveis à instabilidade do solo.

Deixe seu comentário

Você pode gostar também