Em comunicado publicado nesta quinta-feira (23/6), a Vale informou que as obras de eliminação da barragem Doutor, em Ouro Preto, e das barragens Forquilhas I, II e III e Grupo, em Itabirito, já geraram 4,7 mil empregos desde 2019. De acordo com a mineradora, cerca da metade dos postos de trabalho gerados são dos próprios municípios e região, sendo essa uma forma de contribuir para a geração de emprego e renda nas localidades impactadas diretamente pelas atividades de descaracterização.
Na cidade de Ouro Preto, foram 2,7 mil postos abertos e, atualmente, cerca de 635 trabalhadores atuam nas ações de descaracterização. Na vizinha Itabirito, 2 mil pessoas já foram empregadas e, hoje, 457 pessoas trabalham nas obras de descaracterização.
Segundo a Vale, sete de 30 estruturas do tipo já foram eliminadas e mais cinco têm conclusão prevista até o final de 2022. A previsão mais recente para a conclusão da descaracterização da barragem Doutor é em 2029. Para Forquilhas e Grupo, a previsão mais recente para a conclusão da descaracterização é em 2035, sendo que os trabalhos de engenharia e ações preliminares já estão em andamento.