Estação de Engenheiro Corrêa

Repartições públicas de várias cidades estão fechadas nesta segunda-feira; entenda o motivo

Elis Bohrer
Repartições públicas de várias cidades estão fechadas nesta segunda-feira; entenda o motivo
Servidores públicos têm folga antecipada do Dia do Servidor, celebrado em 28 de outubro

Em diversas cidades brasileiras, repartições públicas não funcionam nesta segunda-feira (27) devido ao ponto facultativo pelo Dia do Servidor Público. A data oficial é comemorada em 28 de outubro, mas, neste ano, a folga foi antecipada para a segunda-feira, um dia antes, para evitar a formação de uma “ponte” de dois dias de paralisação (segunda e terça-feira).

A decisão segue o modelo adotado pelo governo federal, que publicou portaria antecipando o ponto facultativo, e foi acompanhada por diversos estados e municípios, como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal. Em cada localidade, órgãos e autarquias têm autonomia para definir o funcionamento de seus serviços, com exceção das áreas consideradas essenciais.

O que é o ponto facultativo

O ponto facultativo não é um feriado nacional, mas uma decisão administrativa que permite que determinados setores, especialmente os órgãos públicos, suspendam o expediente de trabalho. Nesse tipo de situação, cada instituição decide se adere ou não à folga.

Em geral, permanecem em funcionamento serviços essenciais, como unidades de saúde, segurança pública, limpeza urbana e atendimento emergencial. Escolas, secretarias, autarquias e repartições administrativas costumam interromper o atendimento ao público.

- PUBLICIDADE -
Ad image

Origem e objetivo da data

O Dia do Servidor Público foi instituído no Brasil para reconhecer a importância dos profissionais que atuam na gestão e execução das políticas públicas. A data, 28 de outubro, faz referência à criação do Decreto nº 1.713, de 1939, que regulamentou o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União.

A antecipação do ponto facultativo é uma prática comum, utilizada para ajustar o calendário de folgas e reduzir o impacto de semanas com feriados em sequência. Em anos anteriores, o mesmo expediente já havia sido adotado pelo governo federal em situações semelhantes.

Compartilhar essa notícia
Follow:
Amante da música, compositora e estudante de jornalismo. No Mais Minas é redatora nas editorias de entretenimento, cidades e moda.