Dicas para montar um jardim de inverno

Publicado: última atualização em

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

O jardim de inverno, que inicialmente foi criado no intuito de proteger as plantas do frio, se tornou um belo artigo de decoração.

Foi a maneira encontrada, por paisagistas e arquitetos, para que as pessoas que vivem em cidades urbanas ter contato cm um pedaço de natureza a partir de casa.

Montar um jardim em casa pode ser uma atividade, sobretudo, terapêutica, visto que cultivar plantas traz muitos benefícios para a saúde mental, além de agregar beleza ao ambiente.

Antes disso, o cultivo de plantas é um ensinamento que podemos levar para a vida pessoal, pois exige paciência e a consciência de que tudo tem o seu tempo

Com origem na Europa, os jardins de inverno entregam, além de um mood romântico, sofisticação aos ambientes já que a preocupações inerentes ao meio ambiente e qualidade do ar é um assunto em voga.

Este tipo de ornamentação é comumente aplicado não apenas em residências e apartamentos, como também está presente em escritórios e grandes empresa, para fim, justamente, de despoluição visual, que nos grandes centros urbanos acaba sendo uma grande dificuldade, tendo em vista que os grandes prédios e o concreto tomam conta das cidades.

“Como fazer um jardim de inverno em casa?” talvez você esteja se perguntando. Pensando nesta e tantas outras dúvidas que podem surgir a partir dessa necessidade, montamos um tutorial com o que você vai precisar para começar a montar o espaço interno para sua mais nova plantação.

Espaço

Em matéria de jardim interno, o espaço é muito importante, pois são informações como: a extensão; cômodo da casa e quem vai habitar o local com maior frequência, devem ser levadas em consideração, para que o jardim seja um sucesso e apreciado por todos.

Após escolher o local onde suas plantações serão implantadas, meça com uma fita métrica o quanto de espaço você conseguirá para executar o projeto. Vale salientar que em caso de imóveis muito grandes, em que é possível montar um grande jardim, vale a apena delimitar, para que ele não se estenda demais, pois quanto maior o canto das plantas for mais cuidado vai demandar e consequentemente tempo. Por este motivo, o espaço precisa ser minuciosamente avaliado.

Modelos

Após definir o espaço, é necessário se orientar sobre qual modelo de jardim de inverno se deseja cultivar, pois embora o conceito seja um só, há muitas opções. Veja!

  • Jardim horizontal térreo
  • Jardim vertical que pode ser montado em uma parede
  • Jardim pequeno com pouco espaço
  • Jardim pendente pendurados a partir do teto

Orçamento

Estipular um valor exato para investir no projeto pode contribuir na hora de economizar.

Faça uma planilha com o cronograma do jardim, junto, adicione o valor destinado para cada etapa, levando e consideração os materiais que precisarão ser comprados e possíveis mão de obras de terceiros, que talvez seja necessário para a conclusão.

A velha pesquisa e pechincha de mercado ainda estão valendo, afinal, “quem não chora, não mama”. Sem contar que um mesmo produto pode possuir valores bem diferentes de loja para loja. O mesmo pode ser aplicado para a mão de obra terceirizada.

Tipo de de plantas para jardim de inverno

Agora, com o o espaço e orçamento pré-definidos, podemos começar a pensar nas protagonistas: as plantas. Pois é por, para e com elas que o jardim de inverno será feito.

Rosa da pedra

A suculenta Rosa de Pedra é fácil de cultivar, pois ela se desenvolve em locais variados, até mesmo nos mais difíceis solos. Entretanto, quanto mais rico for esse solo, melhor seja sua performace.

Embora seja toda verde e com uma espessura mais grossa, a Rosa de Pedra se assemelha bastante com uma rosa e é ideal para ambientes internos, pois, não necessita de muita luz.

Espada de São Jorge

Espirituosos acredita que a Espada de São Jorge tem o poder eliminar maus fluídos do ambiente, impedindo que eles cheguem até as pessoas que vivem ao seu redor.

Deixando o misticismo de lado, além da Espada de São Jorge ser uma linda planta, com duas tonalidades, ela é de fácil manuseio. Necessita de pouca rega e luz, sendo assim, pode compor, facilmente, um jardim de inverno.

Palmeira de Ráphis

A Ráphis já caiu no gosto dos brasileiros há algum tempo. Ela é perfeita para ornamentação interna e externa.

Essa palmeira precisa de alguns cuidados especiais, a limpeza de suas folhas é uma delas, pois ela permite melhor oxigenação da planta.

Também conhecida como Ráphia, essa planta nativa da Ásia, tem sido muito usada por decoradores, arquitetos e paisagistas brasileiros. Prova disso é sua presença em shoppings, empresas, praças públicas e até mesmo mansões.

Como ela é uma planta que se desenvolve melhor na sombra do que ao Sol, quando cultivada em ambiente interno, as cores de suas folhas podem ficar em um tom de verde mais escuro.

Benefícios de ter um jardim de inverno em casa

Conforme já foi citado aqui, os benefícios de se ter plantas em casa são muitos. Mas, você já ouviu falar sobre medicina do estilo de vida? Pois bem, o contato com a natureza é um dos pilares que sustentam essa tese dentro da ciência.

O contato co a natureza pode gerar não apenas saúde mental, pois além de contribuir no relaxamento da mente, alivia o stress e inspira, ajuda na saúde física.

Conheça alguns benefícios em curto e longo prazo.

  • Afetividade – plantas que remetem a infância, ou fazem lembrar alguém, despertam no ser humano a afetividade, podendo reconectar uma pessoa com a sua própria criança perdida, tem a ver com auto-cuidado.
  • Decoração – ter pantas é decorar o ambiente de forma natural.
  • Ar puro – a Nasa descobriu na década de 80 que muitas espécies de plantas são capazes de purificar o ar. Quem usa plantas em ambientes internos pode se livrar de ares químicos provenientes da tintura das paredes, por exemplo.
  • Acústica – As plantas conseguem barrar sons e filtrar ruídos, o que pode deixar a sua casa mais tranquila.
  • Terapia- cuidar das plantas, ter contato com a terra, com o verde ajuda não apenas a diminuir o stress cotidiano, como também ajuda a manter a concentração e produtividade.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS