Para a maioria dos brasileiros, feriado é sinônimo de descanso, e até viagem, se for emendado com o final de semana, por exemplo. Porém, os empresários não enxergam com tanto entusiasmo, tendo em vista que as produções diminuem ao passo em que os trabalhadores ficam em casa numa quantidade grande de dias. É o caso de 2020, ano que ainda não começou mas que já está dando o que falar, pois serão 11 feriados nacionais e economistas acreditam que isso pode gerar um prejuízo de R$ 1,4 bilhões para a economia.
Os estudantes também irão se beneficiar com os feriados, e para os que fazem parte das redes públicas municipais, esse número pode ser ainda maior, já que cada município pode estipular seu ponto facultativo e até mesmo feriado no caso de aniversário da cidade, por exemplo.
Formado pela PUC de São Paulo (SP), Valdecir Buosi, consultor empresarial, acredita que ter uma maior quantidade de feriados, comparado com 2019, pode lesar os cofres públicos e privados. O consultor realizou os cálculos se baseando nos 11 feriados nacionais oferecidos durante a semana (de segunda-feira à sexta-feira) de 2020. Ele também usou como base o Produto Interno Bruno (PIB).
Hipólito Martins Filho, economista, reforça a tese de Valdeci, ele acredita que um grande número de feriados prejudica bastante a economia do país, principalmente se tratando deste momento em que o Brasil precisa voltar a crescer e se solidificar no mercado. “Até que a economia vai crescer mais no ano que vem, mas não o suficiente. E se o empresário já sabe dessa quantidade de feriados, acaba contratando menos gente ou investindo em tecnologia para manter a produtividade”, explica.
José Mauro da Silva, outro economista, já enxerga a quantidade de feriados em 2020 assustadora para o mercado. Para ele, por mais que os 10 primeiros dias do mês expressem o melhor faturamento para as empresas, tendo em vista que são os dias em que os trabalhadores recebem seus salários gerando maior oportunidade de vendas, em contrapartida, as empresas desembolsam mais numerais para pagar as despesas, e, como muitos feriados de 2020 irão cair justamente nos 10 primeiros dias do mês, isso somados aos sábados e domingos faz com que sobrem “poucos dias úteis”.
O portal Mais Minas entrevistou Rangel Duarte Lino, instrutor em uma auto-escola localizada no centro de Belo Horizonte (MG). Rangel trabalha de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h, e aos sábados, das 9h às 11h. Ao ser indagado sobre os feriados Rangel responde: “Tenho uma jornada de trabalho pesada e aproveito ao máximo o possível para descansar nesses dias. Meu salário não é grandes coisas, então eu chego em casa e faço outras coisas para ter uma renda-extra, tenho família, filhos, tem semana que mal consigo vê meus filhos, aproveito o feriado para curtis eles e esposa, então pra mim quanto mais feriado, melhor (risos)”.
Confira a lista com os feriados de 2020
01/01/2020 – Confraternização Universal
24/02/2020 – Carnaval
26/02/2020 – Quarta-feira de Cinzas
10/04/2020 – Paixão de Cristo
21/04/2020 – Tiradentes
01/05/2020 – Dia do Trabalhador
11/06/2020 – Corpus Chisti
07/09/2020 – Independência do Brasil
12/08/2020 – Nossa Senhora Aparecida
02/11/2020 – Finados
25/12/2020 – Natal