Durante a quarentena, praticamente todas as atividades devem ser feitas dentro de casa e por isso, o gasto de energia elétrica pode ser maior. Isso acontece por causa do trabalho home-office, pelo maior uso de computadores e notebooks ligados a tomada, pelo uso da televisão por mais tempo, além de outros aparelhos conectados à tomada e também a própria luz acesa dos cômodos.
Sendo assim, por passar mais tempo em casa é possível que você policie seus hábitos de consumo e consiga economizar energia elétrica. Veja algumas dicas:
- Aproveite a luz do dia e deixe as cortinas e janelas abertas durante todo o dia, assim você terá uma iluminação natural, além de poder ventilar a casa.
- Troque lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes ou de LED. Elas economizam cerca de 60% a 80% de energia.
- Evite abrir a porta da geladeira sem necessidade e nunca coloque objetos para secar na parte de trás dela.
- Escolha um horário fixo para tomar banho durante a quarentena, de preferência antes de anoitecer, para evitar banhos muito quentes e duradouros, e maior gasto de energia.
- Esteja atento para não deixar aparelhos eletrônicos ligados sem que esteja em uso.
- Caso durma com a TV ligada, lembre-se sempre de programar um horário para que ela desligue automaticamente.
- Só carregue computadores e celulares quando for extremamente necessário. Quando acabar de usar, retire o carregador da tomada.
- Sempre desligue eletrodomésticos após o uso, princialmente microondas. Desligar esses aparelhos significa uma redução considerável na sua conta.
- Realize atividades que não dependam da energia elétrica, como meditar, ler um livro ou cozinhar.
- Caso você tenha ar-condicionado em casa, use o tempo livre para limpar e higienizar os filtros do aparelho.
Leia também: Seis animações adultas para assistir na quarentena