NEWSLETTER
Mais Minas
quarta-feira, 21 janeiro 2026
No Result
View All Result
  • Agenda Cultural
  • Colunas
  • Crimes
  • Dicas
  • Futebol
  • Oportunidades
  • Política
  • Agenda Cultural
  • Colunas
  • Crimes
  • Dicas
  • Futebol
  • Oportunidades
  • Política
No Result
View All Result
Mais Minas
No Result
View All Result
CAPA Agenda Cultural

Edição Especial do Festival de História chega a Ouro Preto e Mariana em 13/04

Redação MM Redação MM
03/08/2025
em Agenda Cultural
A A
Edição Especial do Festival de História chega a Ouro Preto e Mariana em 13/04

Foto: divulgação

Share on FacebookShare on Twitter

O importante papel exercido por mulheres e escravizados na vida política, social e cultural do Brasil, apagado pela versão oficial dos fatos, estará no centro dos debates da edição especial do Festival de História (fHist), que será realizada em Mariana e Ouro Preto, entre 13 e 29 de abril. “O fHist vai resgatar histórias de segmentos sociais absolutamente negligenciados, dando a elas a relevância devida nos processos político, econômico e cultural de Minas”, diz o jornalista Américo Antunes, organizador do Festival e que divide a curadoria da edição especial com a educadora Pilar Lacerda.

Entre as histórias que serão resgatadas no “abril de histórias para não esquecer” está a de mulheres pretas, com papel ativo na vida religiosa e cultural das Minas Gerais, e a perseguição a elas. O tema será destaque na Mesa de Debates “Histórias não contadas: sacerdotisas voduns e rainhas do Rosário”, com a presença do professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Moacir Maia e de Aldair Rodrigues, também historiador e professor da Universidade de Campinas (UNICAMP). Ambos são autores do livro “Sacerdotisas voduns e rainhas do Rosário: mulheres africanas e Inquisição em Minas Gerais”, que inspira a mesa do fHist, realizada em 14 de abril, a partir das 17 horas, no anexo do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto.

A revolta de Carrancas, uma rebelião de escravizados, ocorrida em 1833, no Sul da então província das Minas Gerais, será tema da conferência ministrada pelo historiador e professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) Marcos Ferreira de Andrade, no dia 14 de abril, no anexo do Museu da Inconfidência, a partir das 15 horas. Durante a revolta, nove membros de famílias senhoriais foram mortos e o movimento foi duramente reprimido pelo governo regencial. Os escravizados revoltosos foram enforcados. Antônio Resende, o único que conseguiu se livrar da condenação à pena máxima, teve que enforcar os companheiros e terminou os seus dias preso na cadeia na vila de São João del-Rei e exerceu a função de carrasco até o fim dos seus dias. O impacto da revolta na macro política Imperial foi tão grande que resultou na origem da Lei n. 04 de 10 de junho de 1835, uma jurisprudência específica que punia com exemplaridade a “rebeldia escrava”.

leia também:

Museu da Inconfidência abre mostra com novas peças doadas e obras contemporâneas em Ouro Preto

Museu da Inconfidência abre mostra com novas peças doadas e obras contemporâneas em Ouro Preto

20/01/2026
Museu de Mariana abre programação gratuita de férias para crianças com oficinas e atividades educativas

Museu de Mariana abre programação gratuita de férias para crianças com oficinas e atividades educativas

18/01/2026
Ícone do samba, Alcione traz turnê de 50 anos a Mariana

Ícone do samba, Alcione traz turnê de 50 anos a Mariana

16/01/2026
Diamantina confirma Carnaval 2026 com grandes atrações nacionais e expectativa de 40 mil foliões por dia

Diamantina confirma Carnaval 2026 com grandes atrações nacionais e expectativa de 40 mil foliões por dia

12/01/2026

Na conferência “A história em primeira pessoa: autobiografias e memórias no mundo afro-atlântico”, o historiador Rafael Domingos de Oliveira, que coordena o Núcleo de Acervo e Pesquisa do Theatro Municipal de São Paulo, fala sobre escravizados nas Américas e Caribe que puderam contar suas histórias de próprio cunho. A atividade começa às 10 horas, do dia 13 de abril, em Mariana, no auditório Francisco Iglesias do ICHS.

Mais histórias apagadas da influência negra na gênese brasileira serão abordadas no aulão no Caminhão-Museu do Projeto República da UFMG, estacionado na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, a partir das 11 horas do dia 14 de abril. Com o tema “África Brasil – Histórias da diáspora e os 20 anos da Lei 10.639”, o aulão será ministrado pela assistente social, educadora, ativista do movimento negro e deputada estadual Macaé Evaristo e por André Lázaro, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a edição especial do fHist, lançada em dezembro de 2022, é uma realização da Stratégia Cultura e Comunicação e da Nota.

Quem conta a história?

A edição especial do fHist terá ainda presenças de enorme destaque na vida intelectual e cultural do país, como a do premiado jornalista Fernando Morais, escritor e autor de livros de sucesso como a Ilha e as biografias “Olga”, “Chatô, o rei do Brasil” e a mais recente, o volume 1 de “Lula”, que conta a história do atual presidente do país. Fernando estará presente em Mariana, sua terra natal, em 13 de abril, no auditório Francisco Iglesias do ICHS, a partir das 20 horas, em Mesa de Debates com o tema “A história pelas lentes do jornalista e do historiador”, junto com Valdei Alves de Araújo, historiador, professor da UFOP e presidente da Associação Nacional de História (ANPUH), com mediação de José Benedito Donadon, poeta e ensaísta, professor da UFOP.

O economista e professor da Fundação Getúlio Vargas Thales Zamberland, coautor do livro “Adeus, senhor Portugal”, que apresenta uma nova e original história da Independência, a partir de rigorosa pesquisa e amplo diálogo com a historiografia, também estará em Mariana, em 13 de abril, no auditório Francisco Iglesias do ICHS, a partir das 15 horas. Em mesa com o mesmo nome do livro, Thales dividirá os debates com a jornalista Bertha Maakaroun, colunista do Jornal Estado de Minas e da Rádio CBN.

Veja a programação completa no site do fHist – www.festivaldehistoria.com.br – onde também é possível fazer as inscrições para participar gratuitamente do evento.

ShareTweetSendShareShare
Redação MM

Redação MM

Material institucional editado e revisado pela redação do portal Mais Minas. Consulte a fonte ao final das matérias/artigos. [email protected]

RELACIONADOS

7 festivais de música eletrônica no Brasil para não perder em 2026

7 festivais de música eletrônica no Brasil para não perder em 2026

Redação MM
07/01/2026
0

...

Festa do Reinado em Ouro Preto celebra fé e cultura entre 4 e 11 de janeiro com programação especial

Festa do Reinado em Ouro Preto celebra fé e cultura entre 4 e 11 de janeiro com programação especial

Elis Bohrer
02/01/2026
0

...

Samba toma as ruas de Ouro Preto no lançamento do show Zeca Pagodinho neste domingo

Samba toma as ruas de Ouro Preto no lançamento do show de Zeca Pagodinho neste domingo

Rodolpho Bohrer
06/12/2025
0

...

Festival FelizCidade 2025 leva mais de 40 atrações gratuitas a Santa Bárbara em dezembro

Festival FelizCidade 2025 leva mais de 40 atrações gratuitas a Santa Bárbara em dezembro

Redação MM
03/12/2025
0

...

Presépios articulados de Mariana voltam a receber visitantes no Natal de Luz 2025

Presépios tradicionais voltam a integrar o Natal de Luz em Mariana

Redação MM
03/12/2025
0

...

"Caminhada das Estrelas - Um Natal das Gerais" promete encantar moradores e turistas em Ouro Preto 

“Caminhada das Estrelas – Um Natal das Gerais” promete encantar moradores e turistas em Ouro Preto 

Redação MM
03/12/2025
0

...

Mais lida

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Site Links

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Category

  • +MILIONÁRIA
  • Acidente
  • Agenda Cultural
  • Alimentação
  • América
  • Animações
  • Arquitetura
  • Arte, Cultura e Patrimônio
  • Artigo Patrocinado
  • Astrologia
  • Atlético
  • Auxilio Emergencial
  • Belo Horizonte
  • Blog do Rodolpho Bohrer
  • Brasil
  • Calçados
  • Carros
  • Causa Animal
  • Celebridades
  • Ciência
  • Cinema
  • Clima
  • Coluna do IDDA
  • Coluna do Peixe
  • Colunas
  • Comportamento
  • Concursos Públicos
  • Coronavírus
  • Corpo em Movimento
  • Cotidiano Digital
  • Cozinha Gráfica
  • Crimes
  • Cruzeiro
  • Curiosidades
  • Cursos
  • Desaparecidos
  • Dia de Sorte
  • Dicas
  • Direitos Humanos
  • Dupla Sena
  • Economia, Indústria e Comércio
  • Educação
  • Entenda Direito
  • Entretenimento
  • Escritório Virtual
  • Esporte
  • Estética
  • Estilo
  • Eu Político
  • Feminismo
  • Filmes
  • Futebol
  • Games
  • Greve
  • História
  • Horóscopo
  • Itabirito
  • Janela Lateral
  • Jogos e apostas esportivas
  • Justiça
  • Lançamento
  • LGBTQI+
  • Liga Leve
  • Literatura
  • Live
  • Loteria Federal
  • Loterias
  • Lotofácil
  • Lotomania
  • Mancebo Vanguardista
  • Maquiagem
  • Mariana (MG)
  • Mega-Sena
  • Meio Ambiente
  • Minas Cap
  • Mineração
  • Moda
  • Moda Viva – Pitadas de Estilo
  • Motos
  • Mulher
  • Mundo
  • Música
  • Negócios
  • Notícias de Minas Gerais
  • Nutrição e Alimentação
  • O Queijo vai na Mala
  • Olhar Esportivo
  • Opinião
  • Oportunidades
  • Ouro Branco
  • Ouro Preto
  • PAINEL: Política e Economia
  • Plantas, hortas e jardinagem
  • Podcast
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Protesto
  • Psicologia e Saúde
  • Quina
  • Racismo
  • Receitas
  • Redes Sociais
  • Relacionamento
  • Religião
  • Rima em Prosa
  • Rompimento de barragem em Brumadinho
  • Saúde
  • Segurança e Trânsito
  • Sérgio Moro
  • Séries
  • Signos
  • SINE
  • Solidariedade
  • Teatro
  • Tecnologia
  • Tele Sena
  • Trabalhador em Foco
  • Tragédia
  • Trânsito
  • Turismo
  • TV
  • Universo dos Livros

About Us

We bring you the best Premium WordPress Themes that perfect for news, magazine, personal blog, etc. Check our landing page for details.

No Result
View All Result
  • Agenda Cultural
  • Arte, Cultura e Patrimônio
  • Belo Horizonte
  • Brasil
  • Ciência
  • Colunas
  • Comportamento
  • Crimes
  • Curiosidades
  • Cursos
  • Dicas
  • Economia, Indústria e Comércio
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Itabirito
  • Loterias
  • Mariana (MG)
  • Mineração
  • Notícias de Minas Gerais
  • Oportunidades
  • Ouro Branco
  • Ouro Preto
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Relacionamento
  • Religião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Tragédia
  • Trânsito
  • Turismo
  • Anuncie
  • Contato
  • Princípios Editoriais
  • Política de Correção de Erros
  • Política de privacidade
  • Sobre nós
  • Termos de Serviço

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.