O prazo para regularização da situação eleitoral de 1.130 eleitores de Itabirito termina na próxima segunda-feira, 19 de maio. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), essas pessoas não votaram e não justificaram a ausência às urnas nos três últimos turnos de votação.
Quem optar por não se regularizar terá o título de eleitor cancelado, ficando impedido de votar nas próximas eleições e sem conseguir emitir certificado de quitação eleitoral. A quitação eleitoral é necessária, por exemplo, para tomar posse em cargo público, fazer matrícula em instituição oficial de ensino e tirar passaporte.
Como se regularizar
A regularização pode se feita primeiramente acessando o Autoatendimento Eleitoral e escolhendo a opção ‘Débito eleitoral’. Dessa forma, é possível consultar sua situação, pois o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicará as eleições com ausência de voto e justificativa. Depois, caso esteja em situação “a regularizar”, o eleitor deve pagar as multas por boleto bancário, PIX ou cartão de crédito.
Outra possibilidade de fazer a consulta sobre débitos com a Justiça Eleitoral e possibilidade de cancelamento do título também pode ser feita pelo aplicativo e-Título ou ligando para o Disque-Eleitor – telefones 148 e (31) 2116-3600.

Também é possível fazer a normalização da sua situação de forma presencial, em qualquer cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor do estado. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.
Dados do Cartório de Itabirito:
- Endereço: rua Coronel Afonso de Moura Castro, 135, Bela Vista.
- Telefone: (31)3010-9455 / Celular: (31)99478-0065 / Fax: (31)3010-9456
- E-mail: zona133@tre-mg.jus.br
Alerta
Segundo o TRE_MG, eleitores que têm o e-Título instalado no celular receberão uma notificação sobre a possibilidade de cancelamento do título. Mas a Justiça Eleitoral não fará nenhum tipo de alerta por e-mail ou aplicativo de mensagem.