O Cruzeiro está muito próximo de ter um novo comandante. Principal nome procurado pela diretoria, Enderson Moreira se desligou do Ceará na noite desta terça-feira (17). O clube cearense anunciou o fato por meio de suas redes sociais. Com isso, o técnico fica livre para acertar com a Raposa. Bicampeão da Série B, o novo treinador é uma grande esperança da diretoria celeste para o retorno estrelado à elite do futebol nacional.
Para contar com Enderson, o Cruzeiro terá que desembolsar uma quantia referente à multa rescisória do profissional. O valor ainda não foi revelado, mas foi considerado acessível pela cúpula mineira.
Carreira
Natural de Belo Horizonte, o técnico se formou em Educação Física, pela conceituada Universidade Federal de Minas Gerais. Após isso, iniciou sua passagem no futebol profissional como preparador físico e treinador de categorias de base, onde passou por América, Atlético e Cruzeiro.
Sua caminhada como técnico começou com uma breve passagem no Ipatinga, em 2008. Depois, no ano de 2011, ganhou a chance de comandar o Fluminense de forma interina por treze partidas, o que o alçou ao cenário da elite do futebol brasileiro.
Goiás e o título da Série B
Ainda em 2011, acertou com o Goiás e começou a cultivar a brilhante equipe que seria campeã da segunda divisão de 2012. Na ocasião, o Esmeraldino venceu a competição com tranquilidade, contando com destaques como Ricardo Goulart, Egídio e Walter. Ainda no alviverde, Enderson Moreira fez belissíma Série A em 2013, levando o clube do Centro-Oeste à sexta posição.
Grêmio e Santos
Com o bom trabalho pela agremiação goiana, o treinador chamou a atenção do Tricolo Gaúcho. No Sul, começou bem, dando chance a valores como o meia Luan, mas não resistiu a maus resultados e foi demitido em julho de 2014. Pouco tempo depois, foi contratado pelo Peixe e, novamente, não conseguiu emplacar sucesso, sendo demitido em meses.
Passagens incertas e o ressurgimento
Entre 2015 e 2016, Enderson esteve em Athletico Paranaense e Goiás, mas promoveu um desempenho ruim em ambas as situações. No entanto, em julho de 2016, assinou com o América, que era virtual rebaixado naquela edição da Série A. Mesmo assim, o técnico iniciou a montagem da equipe que faria história na temporada seguinte
Título com o Coelho
Na Série B de 2017, todos apontavam o Internacional como grande favorito, porém, com um trabalho consistente e um time competitivo, o América de Enderson Moreira desbancou o time sulista e venceu a segundona daquele ano. Em 2018, o treinador deixou o time do Horto para acertar com o Bahia, onde ficou até março de 2019.
Ceará
Pelo Vozão, Enderson acumulou duas passagens recentes. A primeira na temporada passada, onde foi dispensado para a contratação de, curiosamente, Adilson Batista. Em 2020, substituiu Argel Fucks e fez apenas dez partidas, vencendo seis e empatando quatro.
Retorno ao Cruzeiro
Como já mencionado, o profissional esteve no Cruzeiro como comandante das divisões de base. Em 2007, venceu a Copa São Paulo de Futebol Júnior pela Raposa, em uma equipe que possuía nomes como o goleiro Rafael e o meia Guilherme. Mais de dez anos depois, Enderson volta ao clube azul com a missão de recolocá-lo na primeira divisão nacional.
Amizade com Drubsky
A ligação com Ricardo Drubsky pode ter sido fator primordial para a execução do negócio. Novo diretor de futebol celeste, o profissional trabalhou junto a Enderson nas categorias de base do time cinco estrelas e no América. As duas partes possuem, até hoje, uma forte amizade.
O que esperar?
O técnico tem experiência na Série B, principal competição cruzeirense no ano, e na utilização de jovens. Atualmente, a Raposa possui promissores nomes como Jadsom, Maurício e Cacá. Enderson Moreira deve ser anunciado pelo Cruzeiro nesta quarta-feira (18).
Veja mais: Conheça Iván Angulo, o novo reforço para o setor ofensivo do Cruzeiro