A Escola Estadual Dom Velloso, localizada no bairro Pilar, em Ouro Preto, está entre as 30 unidades da rede estadual selecionadas para a fase inicial do programa Minas Bilíngue, iniciativa do Governo de Minas, que prevê a ampliação do ensino de línguas estrangeiras nas escolas públicas. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e começa a ser implantada no ano letivo de 2026.
Criado em 2025, o programa tem como objetivo implementar uma proposta de educação bilíngue e intercultural em escolas estaduais que ofertam o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, especialmente aquelas que funcionam em regime de tempo integral. A seleção das unidades levou em conta critérios como estrutura pedagógica, adesão da comunidade escolar e alinhamento ao projeto educacional da SEE-MG.
Em Ouro Preto, a comunidade escolar da Dom Velloso optou pela inclusão do idioma francês, que passará a integrar a matriz curricular tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. A língua estrangeira escolhida terá carga horária ampliada e será trabalhada de forma articulada com outros componentes curriculares, sem aumento do tempo total de aulas para os estudantes.
O diretor Rafael Bonfim Lara detalha a importância da adesão da escola ao projeto do Governo Federal.
“A relação com a Embaixada da França e a qualidade do ensino ofertada na escola foram o motor para a presença da instituição na lista. Para o mercado de trabalho e o futuro de nossos alunos é muito importante que eles tenham, não só o conhecimento do idioma, mas também o conhecimento cultural desses países”, celebrou.
As atividades do Minas Bilíngue estão previstas para começar em 4 de fevereiro, acompanhando o calendário escolar oficial da rede estadual em 2026. A proposta pedagógica envolve metodologias que integram o aprendizado do idioma a conteúdos de outras áreas do conhecimento, valorizando aspectos culturais e o desenvolvimento de competências comunicativas.
Além do francês, o programa contempla a possibilidade de oferta de outros idiomas na rede estadual, como inglês, espanhol, alemão, italiano e mandarim, de acordo com o perfil e a escolha das comunidades escolares. A expectativa da SEE-MG é ampliar gradualmente o número de escolas participantes nas próximas etapas do projeto.
Com a adesão ao Minas Bilíngue, a Escola Estadual Dom Velloso passa a integrar uma política educacional voltada à formação de estudantes mais preparados para contextos acadêmicos, profissionais e culturais diversos, reforçando o papel da escola pública na construção de uma educação conectada às demandas de um mundo cada vez mais globalizado.