Ex-prefeito de Mariana, Duarte Júnior toma posse nesta terça-feira (27) como deputado federal e vê no novo cargo uma grande oportunidade para servir a região e conscientizar a população sobre a importância de um político que represente os interesses locais, na capital federal.
Em entrevista exclusiva ao Portal Mais Minas, Du não escondeu a satisfação com o novo cargo e contou um pouco sobre os seus objetivos em Brasília e como planeja atuar em prol da população que lhe deu o voto de confiança ao longo dos anos de vida pública.
“Eu estou muito feliz. Sei o que representa esse cargo, tanto para minha vida pessoal, quanto para a nossa região. Eu preciso estar ainda mais à disposição do povo e demonstrar que boa vontade nunca vai faltar”.
A importância de um político que olhe para a região de onde veio
O novo deputado ainda ressaltou que um político que atende os anseios da população é fundamental para o crescimento da região como um todo e agora, mais do que nunca, o Vale do Piranga e os Inconfidentes precisam de uma pessoa que represente, de fato, os interesses do local onde vivem.
“Que as pessoas possam perceber a importância de um deputado que mora, que participa e que vive a realidade da nossa região. E não somente aquele que aparece somente no período eleitoral.
Com todo respeito, mas não dá pra votar no Nikollas (Ferreira), que nunca vai aparecer aqui e nunca vai discutir problemas da nossa região. As pessoas precisam criar consciência política e defender o local onde vivem”.
Qual o tempo de mandato como deputado?
Após a saída de Euclydes Pettersen, que deve pleitear a prefeitura de Governador Valadares, Duarte Júnior assume a cadeira com o objetivo de atender os anseios da população sem se preocupar com o tempo de mandato:
“A previsão de mandato pode durar um mês ou até o final da gestão. Tudo pode acontecer! Estou focado em viver o período que eu estiver como deputado com muita responsabilidade.
Nesse período, independente de prazo, eu preciso mostrar e conscientizar a população. Tem que votar em pessoas que vivem e que entendem a importancia da região.
Não adianta falar “eu sou de lá” mas não vivenciar a realidade do dia a dia. Eu quero que as pessoas entendam a diferença disso”.
A posse atrapalha os planos de participar da política de Ouro Preto?
A projeção de Duarte Júnior, desde o princípio, era participar ativamente da política durante o período eleitoral e agora, com o novo cargo, isso não impede, de forma alguma a sua intenção de estar na vida política ouro-pretana.
“Não muda em nada minha projeção em participar da eleição de Ouro Preto. Eu nunca disse que seria candidato. Eu disse que participaria ativamente das eleições. E é isso que eu vou fazer.
Eu quero vivenciar a realidade ainda mais próxima do município, quero buscar muitos recursos e fazer todo o possível enquanto eu tiver na Câmara dos Deputados. Essa é minha grande vontade, esse é o meu desejo.
E claro, sempre cuidando de Mariana, que foi a cidade onde eu nasci, onde cresci e onde ganhei a projeção nacional que tenho hoje”.